O que é o Body Shaming

Na semana passada, um dos maiores bafões do Twitter foi a polêmica foto onde 2 pessoas acima do peso feat gordas, que estavam na Disney, vestiam roupas que até então estão super na moda pra pessoas magras: camisetão por dentro do shorts jeans estilo boyfriend, com daddy sneakers. E as pessoas tiravam sarro porque elas estavam em ” déficit de estilo” pro local. Me pergunto se quem fez isso, não pode ser considerado com déficit mental, então, né.

Mas por que o quê é legal pra gente magra, é ridicularizado pra pessoas acima do peso?

O Body Shaming se traduzido ao pé da letra significa vergonha do corpo, porém, vai muito além disso. BS é o ato de humilhar ou chacotar alguém por causa da aparência, é colocar o outro numa posição de vergonha alheia.

Essa roupa não é pra ela” “Pelo menos eu sou mais bonita que ela

A cultura da crítica ao exterior é algo MUITO intrínseco em nós, ouso dizer, que anda lado a lado com o machismo e racismo. Porque quando você viu, ja falou alguma coisa ou reagiu de uma forma que a gente jura não fazer parte de nós. Quem nunca disse as 2 frases acima que atire a primeira pedra.

Falando sobre moda, precisamos entender que não é a roupa que tem que ser boa pra pessoa, e sim a pessoa é que vai usar a roupa que ela quiser. Moda é liberdade de expressão! Uma das poucas que ainda se mantém viva genuinamente, e não podemos deixar que algo tão cruel, como o Body Shaming, seja normal entre nossos diálogos e nos censure até na maneira de vestir.

Quer saber como não ser praticante disso? FIQUE QUIETA!

Sim, antes de falar sobre a aparência da pessoa, pense. Você gostaria de ouvir alguém falando de você da mesma maneira?

Exalte vidas, exalte estilos, exalte a diferença! A linha entre comentar e ridicularizar é muito tênue, cuidado!

Por fim, só me resta dizer que o fardo do Body Shaming é pesado, nele encontramos a pressão estética, gordofobia, bullying, baixa autoestima, fofoca e aquele padrão de beleza.

Faça a diferença! Vire a chave! O nosso corpo, não faz parte do domínio público.

E nunca se esqueça, o quão valiosa e única você é!

  • Importante dizer que, o Body Shaming não se limita a pessoas acima do peso, mas eu quis bater nessa tecla diante do caso da última semana.

2 thoughts on “O que é o Body Shaming

  1. Paloma Freitas says:

    Que texto maravilhoso.
    Isso realmente acontece, nos sentimos tão mal por não fazer parte do padrão magro e branco, que não conseguimos enxergar a nós mesmas. E assim também criticamos outras pessoas. A moda deve ser usada sim como ato de expressão e não de repressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.