Verdadeiro ou Falso? | Desvendando alguns mitos sobre a coloração pessoal

Embora a coloração pessoal seja um assunto que tenha caído no gosto de muitas pessoas nos últimos tempos, a falta de conteúdos completos na internet sobre isso deixa muitas lacunas que na maioria das vezes são preenchidas com suposições. 

Bora conferir comigo quais são as mais comuns e se elas são verdadeiras ou falsas?

Só peles quentes se bronzeiam. Peles frias ficam queimadas.

Falso!

Essa é uma afirmação muito comum, mas não procede. Na verdade o que dita se sua pele ficará bronzeada ou queimada é a quantidade de melanina produzida pelos melanócitos presentes nela. E embora a melanina também tenha o papel de definir a cor da nossa pele, existem outras duas substâncias que também influenciam nisso: a hemoglobina e caroteno. 

Toda pele negra é quente, toda pele branquíssima é fria.

Falso!

A melanina pode até definir a profundidade da pele (clara ou escura), mas é a quantidade de hemoglobina e de caroteno que formam esse subtom que enxergamos. Peles frias possuem maior concentração de hemoglobina, já as peles quentes possuem maior presença de caroteno. 

Sendo assim, essa informação não está correta. Negras de pele preta-azulada, por exemplo, geralmente possuem subtom frio. As ruivas de pele branquíssima, por sua vez, se encaixam no grupo de peles quentes na maioria das vezes. 

Peles frias são secas, já as quentes são oleosas.

Falso!

Esse tipo de associação é comum, pois o conceito de quente e de frio nos levam a fazer esse tipo de comparação. No entanto, quente ou fria são termos que dizem respeito apenas ao subtom da pele e não possuem relação com nenhuma outra característica dela.

Posso usar roupas com cores que não me valorizam. 

Verdadeiro!

A cartela de cores é apenas uma ferramenta, não uma obrigação. 

Apesar do uso de tons fora da sua cartela próximos ao seu rosto possa acentuar manchas, olheiras, linhas finas e deixar a pele com um aspecto cansado e abatido, dá pra fazer isso usando elementos de compensação. Ou seja, maquiagens e acessórios com as cores que se harmonizam com sua pele.

Pele neutralizada com make fica linda com todas as cores. Lembrem-se disso.

E aí, meninas, o que acharam da postagem de hoje? Se vocês quiseram, podem deixar aí nos comentários se vocês já ouviram alguma coisa relacionada à coloração pessoal que te causaram estranhamento que eu vou responder se é verdadeiro ou falso. Combinado?

(Eu demoro, mas respondo todo mundo, ok?)


Gostou e quer ler mais? Então clique aqui e confira todo o conteúdo que já fizemos até hoje!

One thought on “Verdadeiro ou Falso? | Desvendando alguns mitos sobre a coloração pessoal

  1. Constance says:

    Oi, equipe Fixbitt! Tenho curtido muiiitoooo o conteúdo de vocês! Nem sempre comento no insta ou aqui! Queria deixar meu voto de apreciação 🤪 Parabéns pelo trabalho! Os posts sobre a colocarão pessoal tem me ensinado muito! Beijo grande e sucesso sempre ! 🙃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.