Entenda o significado dos símbolos da etiqueta da sua roupa

Jogar tudo no tambor da máquina, colocar sabão, alvejante, amaciante e dar início ao ciclo de lavagem é uma das coisas mais práticas do mundo. No entanto, essa receita de bolo aí não é universal. Cada peça possui particularidades que devem ser levadas em consideração, e isso você só descobrirá interpretando os símbolos da etiqueta, minha amiga. Infelizmente não dá para fugir dessa, rs.

Se a sua roupa fosse um eletrodoméstico, a etiqueta dela, sem dúvidas, seria o manual de instrução do produto. Nesse pedacinho de tecido, que muitas vezes é menosprezado por muita gente, você encontra todas as informações necessárias para higienizar, conservar e aumentar a durabilidade das suas peças.

E é por isso que aqui estou eu com a postagem que te ensinará, de uma vez por todas, a interpretar os símbolos da etiqueta da sua roupa!

Bora começar nossa aula de tradução módulo 1? rs

DETALHES DA LAVAGEM

A figura da bacia com água representa apenas o processo de lavagem. É bem simples, mas é necessário prestar atenção aos símbolos que aparecem associados a ela.

símbolos da etiqueta

Os números dentro da bacia e os riscos que aparecem debaixo dela, por exemplo, indicam a temperatura máxima de água que a roupa aguenta e o tipo de ciclo de lavagem que você deve escolher, respectivamente.

ALVEJAMENTO OU BRANQUEAMENTO

Quando você enxergar um triângulo na etiqueta, trata-se das instruções sobre alvejamento e branqueamento da sua peça.

símbolos da etiqueta

Lembre-se que nem toda peça possui fibras fortes o suficiente para passar por um processo tão forte quanto esse. Logo, atenção redobrada!

SECAGEM

Quem nunca deixou uma roupa esturricando no varal que atire a primeira pedra, não é mesmo?

Embora pareça inofensiva, muitos incidentes ocorrem nessa etapa. O combo centrifugação + estender no varal pode até ser prático, mas passa longe de ser bom para todos os tipos de roupas.

Então fique de olho na figura quadradinha, pois é ela que te passará as instruções de secagem.

símbolos da etiqueta

Os significados dos símbolos não carecem de explicações complementares, no entanto, essa secagem aí por gotejamento me pegou. Depois de algumas pesquisas, verifiquei que essa instrução quer dizer que a peça deve ser pendurada molhada. Ou seja, nada de processo de centrifugação ou torcer excessivamente na mão. Como o nome mesmo diz, ela secará gotejando.

PASSAGEM

Esse não tem segredo, pois o símbolo é bem literal.

SÍMBOLOS ESPECÍFICOS

Essas instruções que vem dentro de círculos com bordas espessas e são dadas para as lavanderias. Sendo assim, se a sua peça contém um desses símbolos abaixo, isso significa que ela precisa ser lavada por um profissional que tenha acesso a químicos e maquinários específicos, certo?

símbolos da etiqueta

Por isso é tão importante dar uma olhada nas etiquetas não somente no momento da lavagem, mas também na hora das compras. Eu, por exemplo, morro de preguiça (e não tenho dinheiro) para arcar com os cuidados de certas peças. Portanto, prefiro nem comprar e já eliminar o problema na fonte.

No mais, é isso, migues. Salva o post nos seus favoritos e consulte sempre que precisar. O projeto roupa durável começa hoje!


Curtiu e quer ler mais? Então clique aqui para conferir todas as fixtips que já passaram pelo Blog e não se esqueça de nos seguir lá no Insta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.