checklist

Checklist para fazer antes de comprar algo novo

A mão sempre dá uma coçadinha no fim do ano para comprarmos algo novo, né? Nós chegamos em dezembro com aquela sensação de dever cumprido, tem saldão e troca de coleção por toda parte e pensamos: “Por que não?”

Embora essa pergunta não seja retórica, o post de hoje vai te ajudar a respondê-la. Através de dicas simples você conseguirá diferenciar uma compra que valha a pena de uma que é movida apenas por impulso e emoção. Um ensinamento de ouro para quem deseja adquirir coisas novas com assertividade e consciência, não?

Então segue a linha e confira o checklist que eu fiz para te ajudar na hora das compras:

PRECISO DESSA PEÇA?

A primeira e mais importante pergunta. E esse preciso aí foi colocado na frase com o sentido de necessidade, viu? Não é um ‘Nossa! Eu preciso dessa blusa’. O que você tem de saber é se aquela peça que você anda namorando está te fazendo falta. E como saber isso? Pois, bem. Eu explico.

Sua montagem de looks ficaria mais fácil com uma peça assim?

Tem roupa agarrada no seu armário por falta de uma peça assim para combinar?

Respondeu sim para as duas? Então a sua futura nova peça já começou bem em nosso checklist.

ESSA PEÇA ME OFERECE MUITAS POSSIBILIDADES?

A segunda coisa a se pensar é o que esse item te oferecerá de novo. Peça nova tem que somar, viu? Nunca diminuir as possibilidades e nem oferecer a mesma coisa que outro item que você já tem oferece. Ela tem de somar, repito.

Portanto tire uma foto dela, leve-a para casa, analise com paciência o seu armário e procure a resposta dessa pergunta com honestidade e sem sabotagem, viu?

TENHO DINHEIRO PARA COMPRÁ-LA?

Creio que essa pergunta também seja fundamental, né? Controle financeiro é muito importante, migles. Caso contrário, toda vez que você olhar para aquela peça que você comprou sem ter condições você vai sentir culpa. Falo por experiência própria.

O CUSTO-BENEFÍCIO É BOM?

Outra pergunta importantíssima. No entanto, eu já te ensinei a analisar isso nesse post aqui (que está completíssimo, por sinal).

E aí, esse checklist fez algum sentido para você? Você já é adepta a fazer esse tipo de análise antes de comprar algo novo ou sempre foi guiada pela emoção? Me responda aí nos comentários pois creio que outras leitoras adorarão ficar a par da sua experiência.


Curtiu e quer ler mais conteúdos assim? Então clique aqui e não deixe de nos seguir lá no Insta da Fix para mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.