O que é um Estilista?

O Estilista é aquele que cria as coleções de moda para uma marca – seja sua ou como contratado. É aquele profissional que tem um pé na moda e o outro na arte, mas que também pode explorar o lado mais comercial desse ramo. Há sempre um balanço entre as tendências, expectativas de mercado e sua criatividade.

Ele pode criar através de vários tipos de processos. Alguns fazem uma pesquisa anterior, partindo de um tema, outros podem partir de um tecido ou uma ideia de moulagem, por exemplo. Há muito que ele deve considerar, além do já mencionado: tecidos, cortes, caimentos, cartela de cores, cartela de aviamentos, estamparia, modelagem. Sobre esse último, por exemplo, quanto maior o conhecimento dessa área, melhor suas peças serão, pois já pode criar idealizando a realização e entendendo como o tecido funciona sobre o corpo humano. Esse tipo de conhecimento influi na escolha do tecido, e se, por exemplo, a roupa terá um zíper ou botões.

O desenho – artístico e técnico – também é algo geralmente tem domínio, pois é através dele que expressa suas ideias. Entretanto, não fica preso nisso, há estilistas que trabalham diretamente no tecido, criando através dele, para depois por no papel. Alguns estilistas podem trabalhar com arquivos variados, mas pode também fazer um caderno de processos, no qual vai constar painéis de inspiração, com imagens e desenhos, painéis de tendência, entre outros. Ele deve desenvolver um briefing do tema de sua coleção, visando um Press Release – documento de divulgação à imprensa, contendo maiores detalhes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Normalmente o trabalho do estilista em uma coleção é dividido entre famílias de seus looks: há aquelas mais básicas e outras mais vanguardistas e conceituais – porém, usualmente em porcentagem menor. De qualquer forma, isso tudo varia de acordo com o que a marca pretende, a sazonalidade da coleção e seu público-alvo.

_______

Chegou até nosso blog, curtiu nossos posts e quer entender como a Fixbitt funciona?

Corra para o site e descubra o serviço que mais tem a ver com você: http://www.fixbitt.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.