Especial Paleta de Cores | Inverno Frio


Inverno Frio, Inverno Puro ou Inverno verdadeiro. Todas essas três nomenclaturas servem para designar a estação escura mais fria e também mais sofisticada do método sazonal expandido.

Ficou curiosa e quer ver se suas características se encaixam nessa estação? Vem comigo que eu te ajudo a descobrir.

CARACTERÍSTICAS DAS BELEZAS DE INVERNO FRIO

As belezas de Inverno Frio são bem fáceis de serem identificadas, pois as características das pessoas que se encaixam nessa estação são extremamente marcantes.

No caso das belezas de pele clara, é possível observar um contraste médio-alto, alto ou altíssimo. Ou seja, uma combinação de pele branquíssima, alva e de fundo rosadinho com cabelos bem escuros, quase uma estampa P&B, rs. Com relação aos olhos, as cores são em sua maioria acinzentadas, bem frias e de diversas profundidades.

Além do contraste médio-alto, alto e altíssimo, o contraste baixo-escuro também pode ser encontrado nessa paleta. Esse é o caso das negras de pele escura e de subtom acinzentado, aquela cútis que quando exposta ao sol tem um brilho prateado-azulado muito característico.

+ Você sabe qual é o seu nível de contraste pessoal?

(ERRATA DO AMOR)

Uma coisa que eu nunca mencionei nos outros especiais de cartelas e que abre espaço para mal-entendidos é que as características definidas para cada Paleta NÃO SÃO REGRAS ABSOLUTAS. Existem sim mulheres de pele morena, negra-clara, de cabelos escuros, ruivos ou louros que podem se encaixar na cartela Inverno Frio.

O teste de cores varia MUITO, meninas. Demais da conta. Nos três anos que pude acompanhar esse processo eu já me surpreendi com muitos resultados. Já vi mulheres de pele branquíssima e cabelos escuríssimos que, na primeira batida de olho pensei se tratarem de belezas típicas de inverno, se iluminarem todas com os tecidos de verão e ficarem super apagadas com os tecidos invernais. É uma loucura, né? Mas acontece, pois cada pele reage de forma diferente ao teste de cores.

Por isso eu peço desculpas pela generalização que fiz e aproveito para repetir mais uma vez que os exemplos que trago no tópico de características se tratam das belezas MAIS RECORRENTES em cada cartela. Apenas isso.

É importante lembrar também que os meus guias não substituem um teste de cores presencial. Eu coloco esses exemplos apenas para ilustrar e dar um norte para vocês, mas é impossível precisar quem é o quê sem o teste. Ou seja, pode acontecer de você se enxergar nessa cartela e sua paleta real ser totalmente diferente dessa e vice-versa.

Vou colocar esse adendo em todos os guias que fiz, pois não quero ninguém se sentindo de fora ou recebendo informação pelas metades, viu? 😉

CARACTERÍSTICAS DAS CORES

Engana-se quem pensa que só cores quentes são alegres e vívidas (e uma prova disso são os tons presentes na paleta Inverno Frio).

Como já apontado pelo nome, a característica primária dessa cartela é a temperatura fria. Ou seja, os tons gelados ditam regra por aqui. Em seguida, temos como características secundárias a intensidade, que é a brilhante, e a profundidade, que é escura. Na prática, isso significa que você pode ousar em tons opacos e mais claros desde que eles também sejam bem frios (mais azulados).

Extremamente frias em sua essência, vibrantes e cheias de vida. Esses são os tons da paleta de Inverno Frio.

Ao contrário das Cartelas de Outono e Verão, todas as três paletas de inverno possuem preto e o branco branquíssimo entre as cores premium. Por serem cores puras e intensas, elas deixam as belezas de inverno ainda mais iluminadas e podem ser utilizadas à vontade, sem nenhuma restrição.

ELEMENTOS DE COMPENSAÇÃO

Descobriu que você se encaixa nessa paleta, mas tem uma paixão por alguma cor que não está nela? Não tem problema, eu te ensino como equilibrar isso.

A dica que eu deixo para você que quer usar cores que estejam fora da sua paleta é: compense. Você até pode usar todas as cores que você quiser, mas deve haver algum elemento de equilíbrio em sua produção. Outra dica é escolher um elemento para respeitar, como por exemplo a temperatura (fria) e deixar de lado os outros dois, que no caso são a profundidade intermediária/alta e a intensidade brilhante.

A única regra que você deve ter cuidado quando for “burlar” é a da temperatura, pois essa é a característica mais importante da paleta Inverno Frio. Se ainda assim você quiser utilizar um tom super quente, não tem problema. Use um tom quente, vibrante e mais escuro, capriche na make e utilize acessórios que possuem as cores premium da sua cartela.

Voilá! Mais democrático que você pensou, não é?

INSPIRAÇÕES

Pra finalizar esse guia com chave de ouro, separei em nossa galeria algumas inspirações de looks com as cores da paleta Inverno Frio para você salvar na pastinha. Olha só:

Também fiz uma seleção de quatro peças básicas cujas cores respeitam as principais características da sua cartela. Basta clicar em cima do item que você mais gostou para ser redirecionada até o e-commerce da Amaro ou da C&A:

Gostaram e quer ler mais? tou desse guia prático? Saiba então que também fizemos posts especiais para as cartelas Inverno Escuro e Inverno Brilhante.


Ainda não sabe qual é a sua Cartela de Cores e quer muito descobrir? Clique aqui e agende já o seu teste de Coloração Pessoal. Também não se esqueça de nos seguir lá no Insta da Fix para ficar por dentro de todas as novidades que estão por vir.


5 thoughts on “Especial Paleta de Cores | Inverno Frio

  1. Elizabeth says:

    Amei o post! Fico muito em dúvida se sou inverno puro ou inverno suave. Tem alguma dica para eu diferenciar? Sou branca, olhos azuis acinzentados e cabelo castanho escuro.

    • Maíra Gea says:

      Ei Elizabeth, tudo bem? Infelizmente eu não consigo te ajudar muito de longe, sabe? O teste de cores é essencial para definirmos a sua cartela, pois cada pele reage de forma diferente às cores. Olhando apenas as suas características, você se encaixa muito bem no estereótipo das belezas de Inverno Frio (ou Inverno Puro, são as mesmas cartelas, mas com nomes diferentes). No entanto, não posso te dar uma confirmação, pois no momento do teste de cores sua pele pode muito bem harmonizar com cores amareladas e você pode acabar se encaixando numa paleta quentíssima como a Outono Suave, por exemplo.

      Espero ter te ajudado, bjo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.