Especial Cartela de Cores | Inverno Escuro


Embarcamos agora rumo à estação das cores frias, brilhantes e escuras: a Inverno Escuro.

Vamos agora nos imaginar em um dia típico de inverno (em países que possuem as estações do ano bem demarcadas, claro). A natureza parece descansar, o sol possui um brilho gelado e as cores são tão puras e intensas que quase doem nossos olhos.

Quer saber se você se suas características se encaixam aqui? É só continuar comigo que vou te explicar neste Guia Prático tudo o que você precisa saber.

CARACTERÍSTICAS DAS BELEZAS DE INVERNO ESCURO

Nessa estação predominam-se as belezas de alto-contraste e de baixo-contraste escuro, isto é, pessoas brancas de cabelos escuros e negras de pele escura, respectivamente.

Assim como um dia de inverno, as pessoas dessa cartela também possuem uma paleta de cores naturalmente intensa presente em sua beleza. Os cabelos são escuros e possuem um brilho avermelhado quando expostos ao sol. Já os olhos são brilhantes e vivos e a pele possui uma leve cintilância, um glow natural bem bonito, viçoso.

+ Você sabe qual é o seu nível de contraste pessoal?

Outra característica muito comum das pessoas de inverno e que raramente aparece nas outras estações é a pele de subtom oliva. Esse tipo de pele possui um tom amarelado de fundo, mas não harmoniza bem com tons calorosos. Ou seja, é uma pele falsa quente que ficará muito mais radiante quando combinada com tons frios e mais azulados.

(ERRATA DO AMOR)

Uma coisa que eu nunca mencionei nos outros especiais de cartelas e que abre espaço para mal-entendidos é que as características definidas para cada Paleta NÃO SÃO REGRAS ABSOLUTAS. Existem sim mulheres de pele morena, negra-clara, de cabelos escuros, ruivos ou louros que podem se encaixar na cartela Inverno Escuro.

O teste de cores varia MUITO, meninas. Demais da conta. Nos três anos que pude acompanhar esse processo eu já me surpreendi com muitos resultados. Já vi mulheres de pele branquíssima e cabelos escuríssimos que, na primeira batida de olho pensei se tratarem de belezas típicas de inverno, se iluminarem todas com os tecidos de verão e ficarem super apagadas com os tecidos invernais. É uma loucura, né? Mas acontece, pois cada pele reage de forma diferente ao teste de cores.

Por isso eu peço desculpas pela generalização que fiz e aproveito para repetir mais uma vez que os exemplos que trago no tópico de características se tratam das belezas MAIS RECORRENTES em cada cartela. Apenas isso.

É importante lembrar também que os meus guias não substituem um teste de cores presencial. Eu coloco esses exemplos apenas para ilustrar e dar um norte para vocês, mas é impossível precisar quem é o quê sem o teste. Ou seja, pode acontecer de você se enxergar nessa cartela e sua paleta real ser totalmente diferente dessa e vice-versa.

Vou colocar esse adendo em todos os guias que fiz, pois não quero ninguém se sentindo de fora ou recebendo informação pelas metades, viu? 😉

CARACTERÍSTICAS DAS CORES DE INVERNO ESCURO

Como o nome mesmo diz, essa cartela possui como características principais a temperatura é fria e a profundidade alta (cores mais escuras). A intensidade, que nessa cartela é alta (cores bem intensas), aparece apenas como terceira característica, ou seja, usando elementos de compensação, dá até pra usar tecidos opacos e cores suaves. Mas isso nós veremos mais para baixo.

Cores puras, escuras e vibrantes ditam regra por aqui.

Ao contrário das paletas de Verão e Outono, todas as três cartelas de inverno possuem as cores preto e branco branquíssimo presentes nelas. Por serem cores puras e intensas, elas deixam as belezas de inverno ainda mais iluminadas e são cores quase obrigatórias no guarda-roupas de quem se encaixa nessa estação (e gosta de P&B, claro).

ELEMENTOS DE COMPENSAÇÃO

Mas Maíra, e se eu quiser utilizar uma peça de cor quente ou opaca, tá proibido?

Não mesmo. É só compensar que vai ficar legal no fim das contas. Quer se aventurar em uma cor quente? Siga então a principal característica da sua cartela e escolha uma cor quente que seja também escura. Quer utilizar uma cor opaca? Que tal escolher uma cor que, além de opaca, seja fria e escura também? Viu que não é difícil? Você pode utilizar as próprias características da sua cartela pra neutralizar as características cromáticas que não te favorecem.

A única coisa que eu aconselho passar longe é a maquiagem com cores que não te valorizam pois nesse caso aí não há compensação. Por esse motivo, escolha o tom correto de base e dê preferência para sombras, batons e bronzer de subtom frio com acabamento cintilante.

Para fecharmos esse Guia em grande estilo, separei para você algumas inspirações de looks que se encaixam perfeitamente na Cartela de Inverno Escuro. Se inspire e arrase!

Também fiz uma seleção de quatro peças básicas cujas cores respeitam as principais características da sua cartela. Basta clicar em cima do item que você mais gostou para ser redirecionada até o e-commerce da Amaro ou da C&A:

Gostou desse guia prático? Saiba então que também fizemos posts especiais para as cartelas Inverno Brilhante e Inverno Frio


Ainda não sabe qual é a sua Cartela de Cores e quer muito descobrir? Clique aqui e agende já o seu teste de Coloração Pessoal. Também não se esqueça de nos seguir lá no Insta da Fix para ficar por dentro de todas as novidades que estão por vir.

4 thoughts on “Especial Cartela de Cores | Inverno Escuro

  1. Pingback: Especial Cartela de Cores | Inverno Brilhante - Fixbitt

  2. Pingback: Retrospectiva da Fix | As postagens que mais bombaram aqui no blog em 2020 - Fixbitt

  3. Pingback: Especial Paleta de Cores | Inverno Frio - Fixbitt

  4. Pingback: Dicas de makes para as cartelas de Inverno - Fixbitt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.