Uma necessaire básica de cuidados com o rosto no verão

Cada estação requer de nós cuidados específicos. No verão, as temperaturas mais quentes e a maior incidência solar modificam a textura e tipo de pele, podendo deixá-la mais oleosa e brilhante, por exemplo, ou ressecamento pela superexposição ao sol.

Além disso, a maior incidência de raios solares durante essa estação, exige cuidados mais específicos e relacionados a própria saúde do maior órgão do corpo humano: a cútis, a fim de prevenir insolações, queimaduras, manchas indesejadas e o câncer de pele.

Por isso, listamos quais os itens indispensáveis para se ter na nécessaire no período mais quente do ano para inspirar você a se cuidar e ficar ainda mais radiante.

  • Protetor Solar

O protetor solar é item indispensável não só durante o verão, mas o ano inteiro. Independentemente de exposição solar direta, os raios solares nos atingem até em ambientes fechados e as telas do computador, celular e afins emitem a chamada luz visível que podem causar manchas e envelhecimento cutâneo.

Porém, considerando que no verão as atividades ao ar livre costumam ser mais intensas, o uso do protetor requer ainda mais atenção!

Para o rosto é fundamental escolher algum produto com fator de proteção acima do FPS 30 e de preferência com cor, pois aí cria-se uma proteção extra contra a luz visível dita logo acima.

Mas sabemos que é difícil encontrar um protetor solar cuja cor seja perfeita para a nossa pele, então caso não se adapte ao protetor com cor, o legal é usar um protetor solar comum e sobre ele aplicar um BB Cream ou uma leve camada de base para adicionar essa proteção.

Para o corpo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o produto escolhido deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS) e deve ser aplicado em todas as partes do corpo, incluindo mãos, pés, orelhas e nuca.

E ah, é importante reaplicar o protetor de duas em duas horas ou depois de nadar ou transpirar muito para garantir sua eficácia!!

  • Um bom hidratante

No verão é comum que a pele fique desidratada pela exposição solar. Essa desidratação pode até aumentar a oleosidade da pele, que pela falta de água, produz mais óleos a fim de criar uma barreira e impedir que o restinho de hidratação saia da cútis.

Por isso, é importante apostar em um bom hidratante facial e/ou uma água termal para repor a água perdida durante os dias mais quentes e deixar a pele com uma textura mais bonita e com a oleosidade controlada.

E é importante lembrar que hoje o mercado oferece uma série de opções em gel ou oil free, mais leves, para quem possui pele oleosa.

  • Hidratante labial com fator de proteção

Os lábios sempre são os primeiros a dar sinais quando o clima muda: ficam ressecados e mais pálidos. No verão, os lábios podem sentir se não forem hidratados, portanto é válido investir em um hidratante labial com fator de proteção para mantê-los saudáveis e bonitos.

  • BB Cream

O BB Cream, como dito ali em cima, é uma ótima opção para quem não se adapta ao protetor solar com cor, afinal, o protetor não é maquiagem e o foco desse tipo de produto não é cobrir manchas e afins, apenas garantir mais uma forma de proteção.

Portanto, para aquelas que gostam de uma pele um pouco mais coberta e/ou não se adaptam a cor oferecida pelas marcas de protetores, é legal ter em mãos um BB Cream que é uma opção leve e própria para o dia a dia e ainda criando uma barreira de proteção contra a luz visível para ser usado após o filtro solar.

  • Rímel a prova d’água

Para as mais vaidosas e que gostam de estar sempre maquiadas, um item indispensável é um rímel a prova d’água que irá resistir à sudorese intensa e aos mergulhos, tão típicos dessa estação, não é um produto de cuidado com a pele, mas é legal se ter na bolsinha de verão para quando a ocasião requisitar.

  • Lip Tint

O lip tint, assim como o rímel, não é especificamente um produto de cuidados, mas achamos uma dica muito válida para compor a necessaire.

Trata-se de é um item relativamente novo no mercado de maquiagem, mas chegou para ficar e oferece uma gama enorme de possibilidades de uso. É legal tê-lo no seu “kit verão” justamente por ser uma opção versátil e que dispensa outros produtinhos: ele pode ser usado nos lábios para dar uma corzinha saudável, mas também como blush e até mesmo como uma sombra rosadinha.

Mas atenção, por ser um líquido, ele seca rápido e dura muito, então é importante espalhá-lo muito bem logo após a aplicação para não ficar manchado e conseguir um efeito natural.

E ah, uma dica que não cabe na bolsa, mas necessária para reforçar os cuidados é não esquecer de beber água! Muita da hidratação se perde no suor, portanto lembre-se de repor os líquidos perdidos!

E aí, vocês já prepararam a necessaire do verão? Colocariam mais algum produtinho nessa lista? Pensamos em um kit básico e prático para que você se inspire a escolher produtos versáteis e os use de verdade, garantindo a saúde da sua pele através de um consumo consciente e inteligente.

One thought on “Uma necessaire básica de cuidados com o rosto no verão

  1. Alana Almeida says:

    É isso aí, galera! Verão chegando, e a gente já começa a pensar naquela necessaire básica, né? Protetor solar tá sempre no topo da lista, porque, olha, proteção contra o sol é tudo! E não esquece do hidratante, viu? Com esse calorão, nossa pele precisa de uma hidratação extra. E pra quem curte uma cobertura leve, o BB Cream é uma ótima opção, porque além de proteger, ainda dá uma uniformizada na pele. Ah, e não esquece do rímel a prova d’água pra garantir aquele olhar poderoso o dia todo! Então, bora preparar essa necessaire e curtir o verão com tudo em cima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.