Especial Cartela de Cores | Verão Claro

Para entender o princípio das três cartelas de verão nós vamos nos imaginar na praia, em um típico dia quente dessa estação. Esqueça a temperatura e vamos pensar apenas nas características das cores, ok?

O brilho do sol reflete no azul frio e gelado do mar, o céu é um azul limpo e suave, as nuvens (quando aparecem) são tão brancas que doem os olhos. A luz é tão intensa e brilhante que todas as cores que interagem com ela ficam claras e esmaecidas. Quando conseguimos visualizar essa paisagem, entendemos que na colorimetria, as cores de Verão são frias, suaves e claras.

Em nosso primeiro especial de Cartela de Cores, preparei um guia prático para a cartela Verão Claro, um material que te ajudará a descobrir as características principais da sua paleta e que te deixará mais livre para fazer combinações com as peças que você já possui. Afinal, não dá pra jogar tudo fora e adquirir um guarda-roupas inteiro, né? Fora que isso não é nada sustentável, é economicamente difícil e foge total da proposta da Consultoria de Imagem, que é um processo feito para te libertar e deixar sua rotina mais prática.

Bora lá conferir o que preparei para você?

CARACTERÍSTICAS DAS BELEZAS DE VERÃO CLARO

Como o nome já diz, as cores claras e frias são as estrelas dessa cartela. Utilizando uma linguagem mais técnica, a profundidade clara é a característica principal e a temperatura fria é a característica secundária dessa paleta.

As pessoas de Verão geralmente possuem contraste baixo ou médio, os cabelos variam de louro até os castanhos mais escuros e os fios possuem um fundo levemente acinzentado. Imaginamos as “pessoas de verão” com as madeixas e os olhos bem clarinhos, mas não podemos esquecer que pessoas negras de pele mais clara e de contraste médio ou baixo também se adequam ao perfil dessa cartela. 

+ Você sabe qual é o seu nível de contraste pessoal?

(ERRATA DO AMOR)

Uma coisa que eu nunca mencionei nos outros especiais de cartelas e que abre espaço para mal-entendidos é que as características definidas para cada paleta NÃO SÃO REGRAS ABSOLUTAS. Existem sim mulheres de pele morena, negra-clara, de cabelos escuros, ruivos ou louros que podem se encaixar na cartela Verão Claro.

O teste de cores varia MUITO, meninas. Demais da conta. Nos três anos que pude acompanhar esse processo eu já me surpreendi com muitos resultados. Já vi mulheres de pele branquíssima e cabelos escuríssimos que, na primeira batida de olho pensei se tratarem de belezas típicas de inverno, se iluminarem todas com os tecidos de verão e ficarem super apagadas com os tecidos invernais. É uma loucura, né? Mas acontece, pois cada pele reage de forma diferente ao teste de cores.

Por isso eu peço desculpas pela generalização que fiz e aproveito para repetir mais uma vez que os exemplos que trago no tópico de características se tratam das belezas MAIS RECORRENTES em cada cartela. Apenas isso.

É importante lembrar também que os meus guias não substituem um teste de cores presencial. Eu coloco esses exemplos apenas para ilustrar e dar um norte para vocês, mas é impossível precisar quem é o quê sem o teste. Ou seja, pode acontecer de você se enxergar nessa cartela e sua paleta real ser totalmente diferente dessa e vice-versa.

Vou colocar esse adendo em todos os guias que fiz, pois não quero ninguém se sentindo de fora ou recebendo informação pelas metades, viu?

CARACTERÍSTICAS DAS CORES DE VERÃO CLARO

A paleta Verão Claro é repleta de tons elegantes e alegres. De todos os verões, essa é a cartela que mais segura cores vibrantes, pois a intensidade aparece apenas como sua característica terciária. Sendo assim, desde que sua peça tenha uma cor clara e fria, dá pra se aventurar em cores mais vibrantes. É lógico que, se for possível respeitar as três características da cartela (clara, fria e suave) toda a composição ficará muito mais harmônica, mas se não for esse o caso, respeite os elementos principais (profundidade e temperatura) e capriche nos acessórios e na make.

Suave, delicada e alegre. A paleta de Verão Claro é simplesmente encantadora.
Imagem por Ilana Berenholc Studio

ELEMENTOS DE COMPENSAÇÃO

A dica que eu deixo para você que quer usar cores que estejam fora da sua paleta é: compense. Você pode usar todas as cores que você quiser, mas procure colocar um elemento que enfatize sua beleza no meio da sua produção. Outra dica é escolher duas características da sua cartela para respeitar e burlar uma outra.

Ah! Já havia me esquecido. Lembre-se que essas dicas sobre cores valem para as peças que ficam da cintura pra cima, ok? Na parte de baixo você pode usar todos os tons possíveis, pois eles não estarão perto do seu rosto influenciando negativamente nele.

Para fechar com chave de ouro, separei para você algumas inspirações de looks que se encaixam perfeitamente na Cartela de Verão Claro. Agora é só arrasar!

Também fiz uma seleção de quatro peças básicas cujas cores respeitam as principais características da sua cartela. Basta clicar em cima do item que você mais gostou para ser redirecionada até o e-commerce da Amaro ou da C&A:

Gostou e quer saber mais sobre as cartelas de verão? Também fizemos um guia prático das cartelas Verão Suave e Verão Frio.


Ainda não sabe qual é a sua Cartela de Cores e quer muito descobrir? Clique aqui e agende já o seu teste de Coloração Pessoal. Também não se esqueça de nos seguir lá no Insta da Fix para ficar por dentro de todas as novidades que estão por vir.


4 thoughts on “Especial Cartela de Cores | Verão Claro

  1. Pingback: Especial Cartela de Cores | Verão Frio - Fixbitt

  2. Pingback: Especial Cartela de Cores | Outono Escuro - Fixbitt

  3. Pingback: Especial Cartela de Cores | Verão Suave - Fixbitt

  4. Pingback: ESPECIAL CARTELAS DE CORES | 24 INSPIRAÇÕES DE LOOKS PARA AS PALETAS DE VERÃO - Fixbitt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.