Especial Cartela de Cores | Verão Suave


Imagine-se em um dia calmo de verão, quando o céu cheio de nuvens filtra a luz do sol e deixa as cores das paisagens um pouco mais esmaecidas, escuras, confortáveis de observar e frias.

O próprio nome já fala sobre o que podemos esperar das cores dessa cartela, não é mesmo?

CARACTERÍSTICAS DAS BELEZAS DE VERÃO SUAVE

Nesse quesito, as paletas de Verão Suave, Verão Frio e Verão claro se assemelham muito. No caso das mulheres brancas, elas possuem uma pele alva, claríssima, com poucas manchas e fundo rosado. A única diferença existente é que nessa cartela, preponderam as pessoas com o contraste mais alto da estação Verão. Sendo assim, cabelos e olhos mais escuros (e de fundo acinzentados) marcaram forte presença por aqui. 

Já as negras que se encaixam na cartela Verão Suave possuirão a pele levemente mais clara que os cabelos, o que na colorimetria nós chamaremos de contraste baixo-escuro. Em outras palavras, elas terão cor da pele, dos olhos e dos cabelos com profundidade semelhante. 

+ Você sabe qual é o seu nível de contraste pessoal?

(ERRATA DO AMOR)

Uma coisa que eu nunca mencionei nos outros especiais de cartelas e que abre espaço para mal-entendidos é que as características definidas para cada Paleta NÃO SÃO REGRAS ABSOLUTAS. Existem sim mulheres de pele morena, negra-clara, de cabelos escuros, ruivos ou louros que podem se encaixar na cartela Verão Suave.

O teste de cores varia MUITO, meninas. Demais da conta. Nos três anos que pude acompanhar esse processo eu já me surpreendi com muitos resultados. Já vi mulheres de pele branquíssima e cabelos escuríssimos que, na primeira batida de olho pensei se tratarem de belezas típicas de inverno, se iluminarem todas com os tecidos de verão e ficarem super apagadas com os tecidos invernais. É uma loucura, né? Mas acontece, pois cada pele reage de forma diferente ao teste de cores.

Por isso eu peço desculpas pela generalização que fiz e aproveito para repetir mais uma vez que os exemplos que trago no tópico de características se tratam das belezas MAIS RECORRENTES em cada cartela. Apenas isso.

É importante lembrar também que os meus guias não substituem um teste de cores presencial. Eu coloco esses exemplos apenas para ilustrar e dar um norte para vocês, mas é impossível precisar quem é o quê sem o teste. Ou seja, pode acontecer de você se enxergar nessa cartela e sua paleta real ser totalmente diferente dessa e vice-versa.

Vou colocar esse adendo em todos os guias que fiz, pois não quero ninguém se sentindo de fora ou recebendo informação pelas metades, viu? 😉

CARACTERÍSTICAS DAS CORES

Como o nome mesmo diz, a característica primária dessa cartela é a intensidade baixa. Ou seja, os tons suaves e opacos ditarão regra por aqui. Em seguida, teremos como característica secundária a temperatura fria. Diferentemente das outras duas cartelas de Verão, a profundidade da Verão Suave é mediana e aparece aqui apenas como característica terciária. Portanto, dará para você investir em tons mais escuros sem que isso pese no seu visual.

Outra característica peculiar dessa cartela é que ela não possui o branco branquíssimo e nem o preto, assim como as suas paletas-irmãs. Por serem cores puras e muito intensas, elas se tornam vibrantes demais para as belezas de Verão Suave. Temos então no lugar do branco a cor gelo, e no lugar do preto a cor chumbo. 

Cores extremamente elegantes formam a cartela Verão Suave.
Foto Divulgação | Ilana Berenholc Studio

ELEMENTOS DE COMPENSAÇÃO

A dica que eu deixo para você que quer usar cores que estejam fora da sua paleta é: compense. Você pode usar todas as cores que você quiser, mas procure colocar um elemento que enfatize sua beleza no meio da sua produção. Outra dica é escolher dois elementos para respeitar como, por exemplo, a temperatura fria e intensidade suave, e deixar de lado o outro, que no caso é a profundidade mediana.

A única regra que você deve ter cuidado quando for “burlar” é a da intensidade. Sendo assim, se quiser utilizar uma cor vibrante, pura e intensa, siga os outros dois elementos da sua cartela e capriche usando os tons premium da sua paleta na make e nos acessórios. Caso contrário (você já deve ter ouvido essa expressão) o seu look “chegará primeiro que você”. 

Pra finalizar esse guia com chave de ouro, separei em nossa galeria algumas inspirações de looks com as cores da paleta Verão Suave para você salvar na pastinha. Olha só:

Também fiz uma seleção de quatro peças básicas cujas cores respeitam as principais características da sua cartela. Basta clicar em cima do item que você mais gostou para ser redirecionada até o e-commerce da Amaro ou da C&A:

Gostou e quer saber mais sobre as cartelas de verão? Também fizemos um guia prático das cartelas de Verão Claro e Verão Frio.


Ainda não sabe qual é a sua Cartela de Cores e quer muito descobrir? Clique aqui e agende já o seu teste de Coloração Pessoal. Também não se esqueça de nos seguir lá no Insta da Fix para ficar por dentro de todas as novidades que estão por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.