Guia definitivo para burlar a sua cartela de cores


Então eu posso mesmo burlar as regras da minha cartela?

Claro que sim!

Na verdade, você pode usar qualquer cor que quiser, desde que você faça uso dos elementos de compensação.

Mas o que são e pra quê servem os elementos de compensação?

Os elementos de compensação são os seus melhores amigos quando se trata de burlar a sua cartela de cores. Nesse grupo entram os acessórios que ficam próximos à face, como brincos, colares, cachecóis, pashminas, e a maquiagem. Todos esses elementos possuem uma finalidade muito simples: não deixar as cores que não se harmonizam com sua beleza natural interagirem negativamente com a pele do seu rosto.

Desde que você os use, qualquer cor será possível para você.

No entanto, caso você também queira utilizar acessórios que não estão na sua paleta, capriche muito na make. Neutralize suas manchinhas, tampe as olheiras, use uma base que esteja no tom certo da sua pele e outros produtinhos que sejam ideais para as suas características. Fazendo isso, você pode burlar sua cartela de cores até na hora de escolher os acessórios.

Fácil, não? Mas não paramos por aqui. Ainda existem outras duas formas de desobedecer a sua cartela sem deixar a sua aparência desarmônica, olha só:

Olhe quais são as vizinhas da sua cartela.

Olhe só esse esquema do método sazonal expandido:

Como você pode observar, as cartelas estão dispostas de acordo com a influência que elas recebem e fazem umas nas outras. E é exatamente essa influência que podemos usar para burlar nossa paleta de cores.

Vamos pegar a cartela Outono Escuro como exemplo. Suas vizinhas são Inverno Escuro e Outono Quente, certo? Sendo assim, a cartela Outono Escuro influencia, mas também é influenciada por essas paletas. Portanto, as cores dessas cartelas também podem ser utilizadas pelas pessoas de Outono Escuro sem que o visual delas seja prejudicado.

Porém, por mais que as paletas vizinhas estejam dentro de um grupo que te favoreça, sua cartela é só uma. Ou seja, não dispense uma boa make de compensação quando for roubar as cores que não são exatamente suas.

Simples, não? Agora é só repetir essa linha de pensamento para a sua paleta.

Observe as principais características da sua cartela:

Vamos pegar agora a cartela Inverno Brilhante como exemplo. A característica primária dela o nome já diz: Brilhante. Ou seja, cores puras e intensas ditam regra nessa cartela. Como característica secundária nós temos a temperatura, que é fria, e como característica terciária nós temos a profundidade, que é media-escura.

E como uma pessoa de Inverno Brilhante burla sua própria cartela?

É simples. Ela obedece a regra principal e desobedece as outras duas. Em outras palavras, desde que ela use cores intensas, puras, vibrantes e brilhantes, ela poderá usar até cores quentes e claras.

Mais fácil que você imaginou, não? E essa regra pode ser usada em todas as outras cartelas, viu?

E aí, pessoal? Gostaram da explicação? Vocês possuem dúvidas?

Que tal fazermos um exercício prático aqui nos comentários para treinarmos nossa rebeldia? Bora?

Então faça o seguinte: escreva pra mim qual a sua cartela, qual a característica principal dela, quais as suas vizinhas influentes e como você pode burlá-la. Prometo corrigir e ajudar vocês se tiverem dúvidas (o mais rápido possível), ok?


Gostaram e querem ver mais postagens? Então clique aqui e confira tudo o que já escrevi até hoje no blog da Fix.

12 thoughts on “Guia definitivo para burlar a sua cartela de cores

  1. Rosimeri says:

    Inverno escuro, Cores escuras profundas, temperatura fria e intensidade.
    Vizinhas: outono escuro e inverno frio.

    • Maíra Gea says:

      Certíssimo, Rosi!

      No seu caso, desde que você utilize cores escuras, você pode burlar a intensidade, que é a característica terciária da sua paleta, e até mesmo a temperatura. Só não pode se esquecer dos elementos de compensação, viu?

      Obrigada por comentar <3

    • Suzana Anjos says:

      Olá, tudo bem?
      Curti as dicas. Vamos ver se entendi bem?
      Minha paleta é inverno brinlhante, caracterisrica principal fria e intensa.
      Estações vizinhas primavera brilhante e inverno frio. As cores que forem intensas da primavera e do invrrno cairao bem em mim?

  2. Maíra Gea says:

    Ei Patrícia, tudo bem?

    Cores puras são aquelas que não possuem ou possuem pouquíssima adição do pigmento cinza. Sabe aquelas cores que doem os olhos de tão vivas e brilhantes? São essas!

    Obrigada por deixar seu comentário <3

  3. Elliz Jardim says:

    Sou outono profundo…
    Tenho algumas camisas brancas e outras pretas são sem detalhes e creio que sobreposições e acessórios seriam bem vindos para elas…

    Teria uma dica de como posso usá-las e se posso, sendo eu dessa cartela?

    Obrigada pela ajuda.
    Amei seus posts
    Muito claros e intuitivos.

    Bjs
    Elliz Jardim

  4. Suzana Anjos says:

    Olá, tudo bem?
    Curti as dicas. Vamos ver se entendi bem?
    Minha paleta é inverno brinlhante, caracterisrica principal fria e intensa.
    Estações vizinhas primavera brilhante e inverno frio. Neste caso, como escolho as cores da primavera brilhante e do inverno frio que ficarão bem em mim?

  5. Kate says:

    Sou “Inverno Escuro”, cartela que tem como principal característica a “profundidade” da cor. Sendo assim, posso roubar qualquer cor das cartelas “Inverno Frio” e “Outono Profundo” desde que sejam escuras (e me atentando para os elementos de compensação). Não posso, então, roubar as cores claras das outras cartelas? Sempre que uso cores fora da cartela, principalmente quentes e opacas, sinto que falta dimensão no meu rosto, principalmente nos olhos. Fico com a cara apagada… Por isso evito no dia a dia onde não dá pra gente carregar na make.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.