Círculo Cromático – O Guia Definitivo

Morre de curiosidade para aprender a usar o círculo cromático? Então gruda na gente que a matéria de hoje vai te ajudar a desvendar todas as combinações que esse disquinho mágico te oferece! Bora conferir?

Círculo Cromático

O que é? O que é? 

O círculo cromático nada mais é que uma ferramenta que ajuda a visualizar as possibilidades de combinações entre as cores. Parece complicado, mas não é. Esse disco já possui as cores minuciosamente posicionadas pra você bater o olho e localizar o mix que você quer fazer. Ou seja, nada de quebrar a cabeça tentando achar um tom que seja harmônico com o outro. Esse disquinho milagroso te oferece isso de mãos beijadas. 

Nada de complicação. O círculo cromático é uma ferramenta extremamente eficiente.

A paleta possui doze cores, sendo elas 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Além disso, a maioria dos círculos cromáticos contam também com a gradação de tom dessas cores. Logo, se você não se familiarizou com as cores de alguma composição, basta procurar um mix de tonalidades que te deixe mais confortável e se encaixe melhor no seu contraste pessoal.

As divisões das cores 

Primárias

Também conhecidas como cores puras pois nenhuma mistura é capaz de formá-las. De fato, é a combinação dessas três cores que possibilitam a formação de todo o espectro de tons que conhecemos. 

São elas o vermelho, o azul e o amarelo. 

Secundárias

É a união de duas cores primárias e por conta disso, não são consideradas puras. 

Elas são três, laranja – a mistura de vermelho e amarelo, o verde – a mistura de azul e amarelo e por fim, o roxo – a mistura de vermelho com azul.

Terciárias

Essas cores surgem quando fazemos a união de uma cor primária com uma secundária.

Através dessa mistura são formados a maioria dos tons que conhecemos. Entretanto, as principais cores terciárias são seis, o oliva – união do verde com amarelo, o violeta – união do vermelho com roxo, o tangeria – união do laranja com amarelo, o vermelho-coral – união do vermelho com laranja, o azul-índigo – união do roxo com azul e por fim, o verde-água – união do verde com azul. 

As harmonias cromáticas

Prontas para descobrir como localizar no seu círculo todas as composições harmônicas que ele oferece?

Harmonia Análoga

As combinações análogas são aquelas feitas com duas ou mais cores vizinhas. Já que os tons estão bem próximos uns dos outros e sem muito contraste entre eles, essa composição se torna uma das mais fáceis de se utilizar na vida real. Portanto, amantes de looks neutros, a minha dica pra você é, comece no mundo das cores pelas harmonias análogas. 

As cores vizinhas são uma ótima pedida para quem quer começar a ousar nas combinações.

Lembre-se que há uma infinidade de tons só te esperando para serem usadas. Então, se você achou uma cor forte ou fraca demais, é só utilizar essa mesma cor em um tom que se adeque ao seu gosto.

Quer um empurrãzinho para abraçar essas combinações? Olha só as inspirações que compilei para você:

Harmonia Complementar

São as duas cores localizadas em lados opostos do disco, uma de frente para outra. Essa composição é a mais indicada para mulheres ousadas, pois esses pares são unidos justamente por possuirem o contraste mais vibrante do círculo cromático.

Gosta de contraste? Então abuse e use dos pares complementares.

Apesar de ser mais indicada para quem já tem o costume de misturar cores no look, é possível fazer uma composição complementar mais discreta, utilizando apenas tons suaves. Conforme você for utilizando o círculo, você se sentirá mais confiante para explorar as combinações, que são várias.

Olha só alguns exemplos lindíssimos e cheios de personalidade:

Harmonia Tríade

Tríades ou triádicas são as combinações feitas por três cores igualmente espaçadas no círculo cromático.

Juntar três cores em um mesmo look nunca foi tão fácil.

Se você ainda não conseguiu visualizar como utilizar três cores em uma composição, não tem problema. Uma ótima opção é começar utilizando cores nos acessórios. Dessa forma, seu look ganha pontos de cor sem ficar extremamente chamativo. Assim que estiver acostumada com o uso das cores, vá aumentando gradualmente a presença delas em seus looks.

O resultado será assim:

Harmonia Tétrade

Também conhecido como esquema retangular, é uma outra forma de combinar cores complementares, só que dessa vez com dois pares (ou quatro cores).

Apaixonadas por cores encontram nas combinações tétrades um mundo de possibilidades.

Parece complicado misturar quatro tons extremamente vibrantes em apenas um look, mas não é. Basta se lembrar que qualquer elemento do seu look pode entrar aqui como um ponto de cor. Olha só o exemplo abaixo:

Se não quiser montar um look com bloco de cores, opte por uma base monocromática e colora seus acessórios.

Outra possibilidade é mesclar dois pares da mesma combinação, só que em tons diferentes. Assim:

Tratam-se de dois pares com a mesma combinação azul/vermelho. Só que cada par possui uma tonalidade diferente.

Viu? Existem várias possibilidades de brincar com as cores. O que você não pode esquecer é que quanto mais colorido é o seu look, mais informalidade ele transmitirá. Outro fato importante é sempre adequar o contraste e a profundidade dos tons ao seu contraste pessoal. Mix de Cores é pra todo mundo. Você só tem que encontrar o mais harmônico pra você!

E vocês, possuem dificuldade em usar cores? Conta pra gente nos comentários qual a combinação que não pode faltar no seu guarda-roupas.


Ainda não sabe qual é o seu contraste pessoal e quer descobrir? Agende aqui o seu horário com nossa equipe e descubra quais combinações te deixarão ainda mais linda.

2 thoughts on “Círculo Cromático – O Guia Definitivo

  1. Maria Tereza de Oliveira Vieira says:

    Adoro vocês!! Sabe aquele jeito especial de nós descobriu, vocês provocam isso. Fui uma das primeiras a preencher o formulário da Fixbitt. Logo lá no início, achei a proposta sensacional. Não cheguei a fazer minha Consultoria, mas no ano passado sei de presente para minha filha adolescente, para que a mente dela se abrisse e ela pudesse ver as mil possibilidade da vida, inclusive da moda. E fomos atendidas pela Ju, Ju porque já me sinto tão íntima dela! É gente foi mais muito mais do que eu esperava. O trabalho de vocês tem um valor agregado imensurável, parabéns!!! A matéria do círculo Cromático como tantas outras , é simplesmente espetacular. Agora só preciso descobrir as cores que valorizam ainda mais meus tons de pele e cabelo! Grande Abraço e de movo parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.