Você conhece os tipos de protetor solar?

Dentre todos os itens de beleza indispensáveis na penteadeira de toda pessoa, sem dúvidas, o protetor solar é o mais relevante deles.

Além de proteger contra queimaduras solares e a luz visível, a longo prazo, seu uso previne o envelhecimento precoce e o surgimento de manchinhas. Mas você sabia que existem tipos diferentes de protetor solar e cada um deles se adapta melhor a diversas necessidades.

Protetores físicos X Protetores químicos

Primeiramente, existem os protetores físicos e os químicos. Os físicos, refletem os raios UV, enquanto os químicos absorvem os raios UV. São dois tipos diferentes de proteger a pele e a maioria dos filtros é feito com compostos físicos e químicos, justamente para aumentar a proteção.

Apesar disso, é possível encontrar no mercado filtros exclusivamente físicos (também chamados de minerais ou inorgânicos) e são ideias para pessoas com peles sensíveis e com melasma, pois os ativos físicos protegem de forma mais eficaz contra a luz visível. Essa espécie cria de fato uma barreira física que impede a pele de ter contato com os raios UV.

Os filtros químicos (ou orgânicos), possuem moléculas que absorvem os raios UV, transformando-os em radiação de baixa energia e impedindo-as de penetrar na pele. É difícil encontrar no mercado algum protetor exclusivamente químico, pois a maior parte deles possui algum ativo físico.

Como escolher o filtro ideal?

Ambos os filtros protegem a pele, portanto a melhor forma de escolher o ideal é se atentar as particularidades da pele. Se a sua pele é saudável, sem manchas e sensibilidade, o filtro químico já basta. Caso possua uma pele sensível, com melasma, ou alguma outra particularidade, possivelmente o físico será mais adequado.

De todo modo, opte por filtros adequados ao seu tipo de pele (oleosa, mista, seca…) e, de preferência, com cor ou use um sem tonalidade, mas aplicando uma base por cima, para aumentar a proteção contra a luz visível, que é aquela emitida por celulares, computadores etc.

Lembrando que nenhuma dessas dicas substitui uma consulta dermatológica, em?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.