Os principais elementos do estilo feminino


Estudar sobre os elementos de cada estilo pode te ajudar a ter uma imagem pessoal mais coerente com sua personalidade, pois se você sabe o que certa linha, forma ou cor representam ou transmitem, você vai saber trabalha-las ao seu favor, certo? Além disso, conhecer os significados dos símbolos das roupas permite que você trabalhe com os estilos de uma forma menos engessada e mais livre.  

Pensando nisso, trouxe pra vocês nessa semana os principais elementos do estilo feminino. Você vai ver que dá pra agregar feminilidade ao look sem precisar vestir rosa, ou renda ou babados dos pés à cabeça.

Bora lá?

1. LINHAS CURVAS

São linhas que transmitem mensagens de doçura e suavidade, e por isso, são ligadas diretamente ao feminino. Ao contrário das linhas retas, que são símbolos de força e objetividade, as linhas curvas conduzem o nosso olhar por um caminho fluido, evocam emoção e subjetividade.

As linhas curvas podem ser encontradas em vários detalhes presentes em nossas roupas, como nos decotes (como o careca), nas estampas (poás), na modelagem das roupas (babados e saias rodadas) e nos bicos de sapatos, por exemplo.

2. CORES CLARAS, QUENTES E SUAVES

Todas as cores que são delicadas (suaves) e que transmitem afeto (quentes) e ingenuidade (claras) entram no universo feminino.

3. TECIDOS LEVES

Seda, algodão, malha, tricoline e assim por diante.  Quanto mais leve e macio for o tecido, mais feminilidade ele transmitirá.

4. ESTAMPAS FLORAIS E POÁS

Florais e poás são estampas porta-vozes do estilo feminino quando mesclam dois importantes elementos que já citei lá em cima: as linhas curvas e as cores claras, quentes e suaves.

5. APLICAÇÕES/DETALHES

Peças detalhadas, com babados, aplicações de bordados, pedrarias ou rendas também entram aqui.

Embora seja ultrapassado associar a feminilidade à passividade, devemos nos lembrar que esse universo de estilo foi criado tomando como inspiração o estereótipo de “mulher ideal”. Dessa forma, todos os símbolos que evocam fragilidade serão lidos como feminino.

Confesso que adoro os elementos do estilo feminino, mas as mensagens que ele transmite não dizem muito sobre a minha personalidade. Portanto, sempre que quero utilizar alguma peça que relembra fragilidade, eu associo ela no look com um item que transmita força ou criatividade. Logo, eu consigo dar uma quebrada nessa imagem doce, visto a roupa que eu quero vestir e transmito as mensagens que quero transmitir. Dica 3 em 1 pra vocês, rs.

Tô pensando em trazer toda semana um estilo para destrincharmos, o que acham da ideia? Deixe aí nos comentários, quero saber a opinião de vocês!


Gostou da matéria e quer ver mais? Então clique aqui e confira toda a seleção de conteúdo que fizemos com muito carinho pra você!

4 thoughts on “Os principais elementos do estilo feminino

  1. Michelle Barreto says:

    Eu adorei o artigo! Bem moderno, chique e com inspirações de look que podemos adaptar do nosso guarda-roupa! Arrasou! ??????

  2. Tacia says:

    Adoro os elementos do estilo feminino, mas também gosto de combinar com elementos de mais impacto como cores brilhantes e contrastantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.