A moda slow é (realmente) para todo mundo?

Os benefícios que existem por trás dos produtos de moda slow são reais, mas seriam eles acessíveis para todo mundo? É nisso que eu tenho pensando de uns tempos para cá, desde que eu comecei a fazer um especial de sustentabilidade aqui no Blog da Fix.

Mas antes de começar o meu desabafo de sábado, eu preciso reforçar que isso não é uma crítica às marcas que adotaram práticas sustentáveis, mas sim às pessoas que, do alto de seus privilégios, julgam quem consome fast fashion.

Marcas de moda rápida são bem problemáticas, e isso é indiscutível. Além da falta de qualidade das peças, vira e mexe aparecem denúncias de funcionários trabalhando sob pressão, assédio moral, roupas produzidas através de mão de obra escrava e assim vai.

No entanto, os preços, no geral, são acessíveis e isso já vale muito.

Sei que na balança do custo-benefício as marcas que não trabalham com produção em escala saem ganhando. Contudo, em uma sociedade tão desigual, comprar uma blusinha da C&A já é uma grande conquista. Uma camiseta de algodão de R$200 produzida por uma marca sustentável então, é item de luxo para grande parte da população.

De um lado nós temos benefícios, enquanto no outro temos preço.

Além disso, existe também o fator tamanho. Por conta do custo de produção elevado, algumas marcas de slow fashion ou param no GG ou oferecem roupas plus size por um valor muito alto (em comparação com a renda média das pessoas). Por outro lado, justamente pela produção em larga escala, algumas marcas de fast fashion conseguem ofertar peças maiores por um valor mais acessível.

Meu objetivo com este texto não é dizer “isso é certo, aquilo é errado”, mas sim mostrar que nem todo mundo que consome fast fashion é um alienado-irresponsável. O buraco é muito mais fundo. É obvio que eu acredito que todos deveriam saber por quais mãos suas roupas passaram e o que seu dinheiro pago está sustentando, mas outras coisas têm de ser feitas junto com esse processo de conscientização. Se não ele será vago, raso, superficial.

Queria saber o que vocês acham desse assunto e se vocês veem essa história de modo diferente. Adorarei ter alguém para conversar sobre, rs.

moda slow

Lembrando que hoje nós teremos postagem no fim da tarde também. Então fique de olho por aqui e não se esqueça de nos seguir lá no insta também, ok?


Ilustração da Capa por Studio Pipoca (reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.