Montando looks com cores complementares

Esse é mais um daqueles posts para quem gosta ou gostaria de aprender a combinar cores, mas fica insegura de ousar mais. Para perder o medo de vez, vamos falar um pouco de cores complementares, para que entendam que, mesmo as combinações que pareçam mais improváveis, podem funcionar.

As cores complementares são aquelas que, num círculo cromático composto pelas cores primárias, secundárias e terciárias, então em pontos apostos. Mas o que sua combinação gera? As cores opostas, em tintas, por exemplo, se misturadas, geram tons de cinza e isso já pode dizer alguma coisa sobre porque ficam visualmente interessantes quando juntas. Outra coisa importante é que também criam um contraste alto, por isso são geralmente associadas aos looks color block – como elas não fluem de uma para outra, gera blocos de cor que se quebram quando começa a próxima cor. Assim, as cores complementares, no caso do círculo abaixo, são o amarelo e o violeta, laranja e azul, verde e vermelho, além dos subtons.  Essas combinações são bastante interessantes de serem observadas não só na moda, mas como também na arte e no design gráfico.

Na hora de montar os looks, não tem muito segredo em como compor, mas é bom pensar sobre alguns detalhes de harmonização da silhueta, como preferir a calça mais escura embaixo se tem quadril mais largo ou a blusa escura em cima se for triângulo invertido. Para quem quer começar a mistura de cores de forma mais discreta, apostar num acessório ou terceira peça da cor complementar pode ajudar.

1. Roxo e amarelo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Laranja e azul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Vermelho e verde

O vermelho e o verde tendem a ser um pouco mais complicados pois remetem bastante ao natal. Para não ficar muito caricato e ter uma idéia de look natalino, a mistura dessas duas cores, na moda, pode vir em acessórios e sapatos, quando na cor pura, ou usar tons mais acinzentados e que tiram um pouco a referência do feriado. O magenta, como substituição do vermelho, também funciona, pois é a cor primária das cores-pigmento. Ou, ainda, adicionar uma terceira cor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_______

Chegou até nosso blog, curtiu nossos posts e quer entender como a Fixbitt funciona?

Corra para o site e descubra o serviço que mais tem a ver com você: http://www.fixbitt.com

One thought on “Montando looks com cores complementares

  1. Pingback: 5 dicas para combinar biquínis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.