Marcas com iniciativas sustentáveis para conhecer já! VERT Shoes

Capa por Vincent Desailly (reprodução)

A Vert Shoes é uma marca de tênis com produção totalmente brasileira, mas de origem francesa. Os calçados, que caíram nas graças até da duquesa de Sussex, possuem uma proposta urbana, casual, atemporal e com uma pitadinha de modernidade. 

Embora o design da VERT mereça muito destaque por conta da sua originalidade, o propósito e os processos existentes por trás dos produtos são os focos da postagem de hoje. Afinal, não é todo dia que encontrarmos marcas de renome que possuem uma relação respeitosa tanto com a natureza quanto com os pequenos produtores de matéria-prima. 

Quer saber mais? Só seguir aqui que eu te conto!

Matéria-prima & processos

O algodão utilizado na produção dos tênis é cultivado sem agrotóxicos, adubos químicos ou transgênicos. Além disso, essa matéria-prima origina-se da agricultura orgânica feita por cerca de 700 famílias que vivem no semiárido nordestino.

Sobre a borracha, a empresa compra o látex diretamente de três associações de seringueiros que extraem o líquido de forma sustentável.

Com relação ao couro, a Vert infelizmente não possui contato direto com os produtores de gado. Sendo assim, não é possível constatar a origem do material e não há informações sobre como os animais são tratados. No entanto, eles afirmam que o gado não vem da Amazônia e o couro é curtido através do low-chrome, um processo que reduz drasticamente a produção de resíduos químicos.

Além desses materiais, a marca também usa o B-Mesh, um tecido feito apenas com garrafas PET recicladas, a flanela reciclada e a juta natural.

Colaboradores, funcionários e pequenos produtores

De acordo com o site, a VERT está constantemente em contato com as associações de seus pequenos produtores.

Sobre quem faz as peças, não sei dizer se a empresa terceiriza esse processo, mas eles garantem que acompanham diariamente a produção dos tênis nas fábricas e atelieres contratados e que auditorias sociais são realizadas anualmente.

Precinho ou preção?

O produto é caro, mas reconheço que por trás deste valor existem processos custosos e profissionais justamente remunerados por seus serviços.

Além do mais, existem marcas aí na praça que não fazem nem 10% do que a VERT se propõe a fazer, estão envolvidas até o pescoço com mão-de-obra escrava, vendem produtos de qualidade duvidosa, plagiam pequenos designers e disponibilizam seus itens com uma margem de lucro exorbitante.

Acredito que, se é pra pagar caro, que seja num produto assim, de qualidade e com produção consciente e transparente.

Entretanto, preço também é posicionamento de mercado, né? Logo, creio que eu e boa parte da população brasileira não fazemos parte do público-alvo da marca.

E aí, você possui algum produto da VERT? Deixe aqui sua mini resenha, pois eu e as outras leitoras adoraremos ler!


Curtiu e quer ler ainda mais? Então clique aqui e confira tudo o que eu já postei até hoje no blog da Fix!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.