Como cuidar melhor da sua peça?

Como estamos sempre em busca de guarda-roupa o mais versátil e inteligente possível, o ideal é que as peças funcionem com tudo e possam ser usadas em muitas ocasiões. Assim, elas devem durar. Mas sabemos que nem sempre é assim. Veja alguns cuidados que pode ter para maximar o tempo de vida útil de sua peça.

LAVAGEM | Primeiro, sempre devemos olhar as instruções que vem na etiqueta, se vier. As marcas mais conscientes e mais preocupadas geralmente mandam as instruções de lavagem e conservação das peças, portanto, ter essa informação pode ser algo muito valioso para não estragar a peça na primeira lavagem ou uso, por exemplo.

Quem quiser fazer lavagens mais profundas ou deixar de molho, use álcool para remover bactérias e ácaros e vinagre para eliminar todos os odores. O uso de saquinhos protetores na máquina pode ajudar a não danificar as peças mais delicadas, mas prefira a opção de lavagem a mão nesses casos, sempre que possível.

SECAGEM | Não esqueça delas na máquina por longos períodos e cuidado na hora de estender, pois há peças delicadas e que, pelo aumento de peso com a água, podem deformar ao serem penduradas erroneamente. Distribua bem o peso entre a peça e o uso de cabides pode ajudar.

No mais, a luz interage com as fibras, podendo alterar a cor em casos extremos (longo período de exposição ou luz muito forte). Assim, as peças que secam na sombra tendem a manter suas cores e fibras preservadas durante mais tempo.

PASSAGEM | Para evitar que a roupa ganhe mais vincos que os necessários durante a lavagem, nunca coloque mais peças que o indicado dentro da máquina. Um bom amaciante também garantirá maior facilidade nesse momento. Sacudir as roupas levemente para tirar os amassados na hora de pendurar ainda ajuda nesse processo, evitando maior amarrotamento.

Assim, uma vez que feito todos os cuidados posteriores, a passagem das roupas não deve ser tão difícil. Use sempre o ferro no modo correto para cada tipo de tecido, pois assim como a luz, o calor interfere na cor e integridade da fibra. Além disso, peças de lã ou malha, se esticadas demais, podem deformar, então tome cuidado.

Usar a umidade a seu favor ajuda muito. No caso de steamer e ferros a vapor, isso já acontece na hora de passar. Se não tiver um desses, use spray de água para ajudar.

ARMAZENAMENTO | Assim como a luz interfere na hora de secar, uma peça guardada sob exposição solar pode também ser danificada a longo prazo. Mantenha o guarda-roupa limpo e seco, mas também não deixe a peça lá dentro muito tempo sem uso. Guarde as peças sempre limpas e saiba quais pode pendurar e quais não. Malhas e lãs geralmente deformam com a gravidade, então prefira guardá-las dobradas.

Mantenha as peças sempre em locais adequados e longe dos pets, de sujeira, para facilitar seu trabalho na hora de lavar e também evitar danos.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.