Tipos de corpo | Pêra ou Triângulo


Saber seu biotipo não é só importante para entender o que fica melhor em seu corpo, pois esse tipo de conhecimento gera o poder de harmonizar, saber se ver com clareza e trazer um autoconhecimento que, muitas vezes, pode mudar a forma como você se percebe e se veste. Não para algo que você não é, mas sim para algo que lhe favorece, que lhe valoriza. A idéia por trás dos biotipos, das dicas de styling e uso de peças é da harmonização. Sempre buscar criar efeitos com a vestimenta que traduzam em linhas corporais que conversam melhor entre si. Claro que com a diversidade humana há alguns biotipos desafiadores, que se encaixam em dois formatos, ou que trazem predominantemente um, mas com detalhes fortes de outros. Mesmo nesses casos, o que precisamos ter em mente antes de fazer qualquer análise ou sugestão é a finalidade. O que pretende realçar ou disfarçar em seu corpo quando se veste? Qual efeito pretendido? Dizemos isso, pois as sugestões de harmonização da maioria das pessoas não engloba as pretensões de todos. Por exemplo, quando trazemos dicas de disfarçar o quadril, isso pode ser do interesse de algumas, mas de outras não. Então crie esse olhar crítico para dentro do que pretende e veja como esse conhecimento do seu biotipo pode te ajudar a alcançar a imagem que quer ter.

CORPO PÊRA OU TRIÂNGULO | é aquele corpo que tem o quadril como a parte mais larga do corpo. As linhas do quadril são mais largas que as do ombro, formando o desenho do triângulo, ou pêra. Por isso, a principal estratégia de styling é buscar equilibrar essas linhas, tirando o foco do quadril. Buscar dar mais atenção à parte de cima e evitar algo que amplie demais a parte de baixo do corpo. FAVORECE | Assim, as peças que são boas aliadas são as blusas com algum volume e modelagem ampla, golas volumosas ou que criem linhas verticais mais largas como canoa, chanel ou alta. Alças finas também ajudam pois a exposição de pele amplia a silhueta de cima, bem como o tomara-que-caia. As sobreposições são essenciais, sobretudo aquelas mais compridas que ultrapassam o comprimento do quadril. Cores chamativas e estampas em cima também ajudam. Para a parte de baixo, prefira saias evasê, reta, midi e longa. Calças boyfriend e retas. Elas tendem a criar linhas verticais, que ajudam a alongar a silhueta e não destacar tanto o quadril. Cores escuras e estampas pequenas no lugar das grandes são boas aliadas. Destacar a cintura com calças altas pode ser uma boa sugestão, trazendo o ponto focal para o ponto mais fino do corpo, mas, por um lado, pode aumentar a desproporção, portanto, busque fazer isso sempre com blusas um pouco mais largas, para que harmonize.

 DESFAVORECE | A saia curta deve ser usada com cuidado, então prefira as evasês que não tenham muito volume, se não quiser chamar atenção demais para o quadril. É tudo questão de equilíbrio: uma saia muito justa e curta vai aumentar bastante o quadril (tipo Kardashian) e uma saia muito volumosa também. Pantalonas e pantacourts que tenham pregas em cima ou bolsos volumosos também não favorecem, então procure cortes que criem linhas retas a partir do quadril, mas sem de fato aumentarem-no. Calças cenoura não são as mais indicadas pelo mesmo motivo. Mas as que mais tendem a desfavorecer são as calças skinny, pois evidenciam mais ainda a desproporção do quadril. Tome cuidado também com as blusas que terminam no quadril, pois podem evidenciar bastante, dependendo do corte.

    Por exemplo esse look, uma saia com volume e cor mais clara tende a trazer todo o destaque da produção para a parte de baixo do corpo. O quadril ficou evidente, bem maior do que a linha do ombro, por mais que se tenha usado uma gola que tende a ampliar. Já o vestido mais reto, em formato A mas discreto, disfarçou o quadril e alongou a silhueta.   FUGINDO DAS REGRINHAS | Dá para buscarmos adequar tudo aquilo que foge do indicado para o nosso biotipo. É pêra mas ama uma skinny? Use com sobreposições! Gosta de cores claras na calça? Que tal um monocromático? Gosta de usar saia curta? Use em cor escura e busque um top bem chamativo. Vestido todo colado? Chame a atenção para os ombros, por exemplo, com uma estrutura mais marcante. Estampa na calça? Use uma com um modelo que favorece e uma blusa mais ampla, por exemplo, mas marcando a cintura. Sempre conseguimos dar um jeito de valorizar nossa silhueta, mas trazer nosso estilo e personalidade.

One thought on “Tipos de corpo | Pêra ou Triângulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.