É hora de dar tchau! | Como escolher as peças que vão sair do seu armário?

Às vezes bate aquela vontade de fazer um detox no armário, mas só de pensar em analisar peça por peça já bate aquele desânimo, né?

Pensando nisso, fiz uma checklist para você com seis perguntas que vão te ajudar a definir o que sai e o que fica. Lembre-se apenas que a peça só pode ficar no seu guarda-roupas se ela gabaritar o questionário, ok?

1. TÁ AGARRADA HÁ QUANTO TEMPO?

Essa é a primeira pergunta, mas você sabe por qual motivo? Porque a peça pode passar em todas as etapas abaixo, mas se ela não passar nessa, não vale a pena insistir na relação. 

Roupas que estão agarradas há mais de seis meses no seu armário não serão usadas mais (roupas casuais, viu gente? Roupa de festa não entra aqui não). Além disso, se você não conseguiu em 180 dias, encontrar uma brecha para usar essa peça, é porque ela não é necessária para você como você imaginava.

A roupa está agarrada há menos de seis meses? Segue com o questionário.
Está agarrada há mais de seis meses? Doe sem pensar duas vezes.

2. DÁ PRA SALVAR A BENDITA?

Primeiramente, você deve analisar o estado de conservação geral da peça, pois dependendo do defeito, dá pra salvá-la. Se o estrago for pequeno, não hesite em procurar uma boa costureira. Caso o estrago seja grande, avalie se essa peça pode ser transformada em outra ou customizada, e se esse serviço vale a pena sob o ponto de vista financeiro e prático. 

Dá pra salvar? Pule então para a próxima pergunta.
Não dá? Doe ou descarte, dependendo do estado da peça. 

3. ESSA PEÇA TEM A VER COMIGO?

Olhe para a peça e pense se ela representa a sua essência ou se ela consegue transmitir as mensagens que você quer mandar para o mundo. A gente muda muito, e muda rápido. Sendo assim, é comum encontrar em seu guarda-roupa peças que você não se identifique mais e que acabam ficando agarradas por lá. 

Ter a ver? Segue para a próxima pergunta então.
Não tem? Doe.

4. TENHO PEÇAS PARECIDAS COM ESSA?

Se você tem outra peça parecida com essa e por isso não a tem usado, é porque a outra é sua preferida. Além disso, se esquecer de uma peça é algo muito comum em armários abarrotados de itens e nada funcionais.

Essa peça não tem uma irmã gêmea? Pule então para a próxima questão.
Ela tem? Doe e não compre mais nada parecido.

5. ESSA AINDA ME CABE?

Essa é simples. Se tá larga, veja se é possível apertar. Se tá apertada, avalie se você deseja emagrecer ou se está satisfeita com seu corpo atual antes de tomar sua decisão.

Cabe ou dá para ajustar? Fique com ela.
Não me cabe e não dá pra ajustar? Doe.

PERGUNTA BÔNUS: AMO, GOSTO POUCO OU NHÉ?

O apego emocional conta muito nessas horas, pois muitas peças são lembranças materiais de experiências boas que vivemos. Eu por exemplo, guardo até hoje o primeiro presente que meu namorado me deu, uma saia 36 que não cabe mais no meu popô 42. Portanto, não doe, venda ou descarte uma peça especial para você, mas também não use a justificativa do apego emocional para acumular coisas desnecessárias, ok?

Amo essa peça? Pode voltar com ela pro guarda-roupas.
Gosto pouco ou Nhé? Doe.

E aí, meninas? Dar aquela limpeza brava no armário ficou um pouco mais fácil, não?


Gostou do conteúdo e quer ver mais? Clique aqui então e confira tudo o que já escrevemos até hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.