As estampas e suas mensagens | pt. 1


Você vai gostar também:
+ As linhas também transmitem mensagens?
+ 5 dicas para quem deseja incorporar mix de estampas no look


A meu ver, as estampas são os elementos mais expressivos do universo da moda e do vestuário. Embora sejam vistas como um aglomerado de formas e linhas preenchidas com cor, elas transcendem isso. Elas são telas itinerantes cheias de modernidade, mas também repletas de significado e mensagens. 

Prontas para descobrir um pouco da linguagem não-verbal presente nas estampas?

RISCA DE GIZ

É uma estampa que possui uma padronagem bem definida: listras brancas, cinzas ou pretas, retas e verticais aplicadas em tecidos encorpados e de cores neutras, como branco, off, cinza, marinho ou preto.

Transmite mensagens de elegância, refinamento, sobriedade e credibilidade, e por isso, é muito utilizada em composições de looks formais e corporativas. 

CHEVRON OU ESPINHA DE PEIXE

A chevron ou espinha de peixe é uma estampa em zigue-zague, geralmente em linhas mais grossas e marcantes, imortalizada pela grife italiana Missoni. Por possuir apenas linhas inclinadas em suas formas, ela transmite as mensagens de dinamismo, ação e abertura para comunicação.

PIED DE POULE, PÉ DE GALINHA OU DENTE DE CÃO

Pé de galinha, pied de poule ou dente de cão é uma estampa bicolor encontrada geralmente na versão P&B. É clássica, muito comum em peças de inverno, principalmente em casacos e calças. Por ser um grafismo composto por linhas retas e inclinadas, transmite as mensagens de força, dramaticidade, objetividade, dinamismo e ação.

XADREZ

Atemporal, democrática, sem gênero nem faixa etária. A estampa xadrez é um clássico de origem escocesa que possui diversas variações de padronagem disponíveis no mercado. É formada por linhas coloridas, de diferentes espessuras e retas, que se cruzam em um ângulo de 90º, e, por isso, transmite as mensagens de força, tradição e objetividade.

GEOMÉTRICAS

Também conhecida como estampa gráfica, é aquela que incorpora em sua padronagem as formas geométricas. É supermoderna e transmite as mensagens de dramaticidade, distanciamento, força, autoridade, objetividade e ação. 

ABSTRATAS

É uma padronagem que possui formas artísticas e com pouca definição. Ou seja, algo vago, que não é uma representação exata de nada que conhecemos. 

Se for uma estampa que incorpora formas suaves, arredondadas e de cores mais sutis, ela transmitirá mensagens de emotividade, delicadeza, subjetividade, acessibilidade e calmaria. No entanto, se ela possuir formas angulosas, com linhas retas e cores fortes, ela transmitirá mensagens totalmente diferentes, como originalidade, criatividade, jovialidade, abertura para comunicação e energia. 

E aí, meninas? Gostaram da postagem de hoje? Qual dessas aí de cima é a favorita de vocês?

Fiquem de olho que amanhã tem a parte dois da matéria! Estampa é o que não falta, minha gente! 😄 


Gostou da matéria e quer ler mais? Então clique aqui e confira todo o conteúdo que já fizemos até hoje!

4 thoughts on “As estampas e suas mensagens | pt. 1

    • Maíra Gea says:

      Ei Carolina, tudo bem? Esse conteúdo é um compilado de várias informações retiradas de apostilas de cursos e workshops. Persoona, da Cris Alves é um deles e tem material da Ilana Berenholc aí também.

      Espero ter te ajudado! Um bjo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.