As estampas e suas mensagens | pt. 2


Você vai gostar também:
+ As linhas também transmitem mensagens?
+ 5 dicas para quem deseja incorporar mix de estampas no look


Bora continuar o que começamos ontem? Então olha só as estampas que separei para a postagem de hoje:

POÁ

As famosas bolinhas são encontradas em diversas versões, de tudo quanto é cor e tamanho. Além disso, é uma estampa muito utilizada por mulheres de estilo romântico, pois transmite as mensagens de acessibilidade, feminilidade, suavidade, delicadeza, emotividade, subjetividade e amabilidade.

FLORAL

Essa daqui surgiu na Índia, por volta do século 18, e nunca mais deixou de fazer parte do guarda-roupas feminino. Ela é tão clássica, que de uns anos pra cá tem sido incorporada até em peças do armário masculino, mas com uma pegada mais tropical e menos romântica.

É formada por linhas suaves e geralmente possui cores delicadas, por isso, a estampa floral transmite as mensagens de romantismo, serenidade, acessibilidade, calmaria, amabilidade, suavidade, acolhimento, subjetividade e emotividade.

LIBERTY

A Liberty é um tipo de estampa floral com padronagem bem miudinha. Ela foi criada na Inglaterra, nos anos 20, pela marca Liberty of London. Daí vem o seu nome. 

As mensagens transmitidas por ela são as mesmas que a da estampa floral. No entanto, por causa do seu tamanho e delicadeza, ela poderá transmitir também as mensagens de imaturidade e ingenuidade, pois seus elementos são comumente associados ao vestuário infantil.

PAISLEY

Foi muito utilizada nos anos 70 como símbolo do movimento hippie e da contracultura. Sua origem é indiana e seus elementos se assemelham a folhas distorcidas e arredondadas que são conectadas entre si por raminhos curvos. É uma estampa que transmite as mensagens de tradição, acessibilidade, emotividade e subjetividade. 

FIGURATIVAS

A estampa figurativa é o contrário das abstratas, pois ela mostra uma representação gráfica real e fiel dos elementos, que podem ser andorinhas, abacaxis, pássaros, tesouras e assim por diante. Por serem caricatas, elas transmitem as mensagens de extroversão, descontração, informalidade, alegria, diversão e criatividade.

ÉTNICAS

São as estampas cujos desenhos e símbolos fazem referência à certas etnias, como a Ikat, Ganado, Dutch Wax e Batik, Kilim e Aguayo ou Andino. Elas transmitem as mensagens de tradição, originalidade, autenticidade, herança e subjetividade. 

ANIMAL PRINT

Essa é simples de identificar.

Faz parte do grupo animal print, todas aquelas que remetem à pelagem dos animais, como por exemplo os padrões de cobra, leopardo e zebra.

Por serem associadas à animais selvagens, elas transmitem as mensagens de força, objetividade, intimidação, sensualidade e magnetismo.

MILITAR

É aquela com padrões de camuflagem, que imitam os uniformes que os militares usam durante o combate. São encontradas normalmente nas cores verde oliva, bege e preto e, por mais que sejam compostas por formas arredondadas, transmitem as mensagens de força e autoridade, devido o seu histórico de uso. 

E aí, meninas? Quais dessas estampas são as mais usadas por vocês? Deixem aí nos comentários se esqueci de falar de alguma, ok?


Gostou do nosso conteúdo e quer ver mais? Então clique aqui e confira tudo o que já postamos até hoje!

One thought on “As estampas e suas mensagens | pt. 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.