Especial Contraste Pessoal | Baixo-Contraste


Responda pra mim. Quantas vezes você já experimentou uma peça estampada e pensou: 

“Nossa, essa roupa vai chegar primeiro que eu”, ou:
“Nossa, esse look me apagou”

Aposto que em algum momento da sua vida você já estranhou uma estampa por causa das suas cores, tô certa?

Pois é, isso é muito comum e acontece, principalmente, quando você experimenta uma peça que não se harmoniza com o seu contraste pessoal ou com sua paleta de cores. Sendo assim, como já fiz para vocês postagens sobre todas as 12 cartelas, decidi fazer também um ‘especial contraste pessoal’ para todo mundo que ainda tem dúvidas nessa área. 

Começaremos hoje com o baixo-contraste e nas próximas semanas teremos a continuação desse especial. Bora conferir o mini-guia que preparei para vocês?

O que é, o que é?

Quando o cabelo, a pele e a cor dos olhos de uma pessoa possuem tons com profundidade parecida nós temos o baixo-contraste. Por ser uma combinação de cores muito sutil e pouco chamativa, ela transmite de forma natural e fluida as mensagens de delicadeza e acolhimento. 

Como descobrir?

No teste de coloração pessoal.

No entanto, se você estiver muito curiosa, vale fazer um exercício simples que pode te ajudar a descobrir se você tem ou não baixo-contraste. Olha como é fácil:

1. Vá na frente do espelho e semicerre seus olhos assim:

2. Observe se você consegue enxergar, mesmo com os olhos semicerrados, suas sobrancelhas e a raiz dos seus cabelos nesse borrão de imagem que você tá vendo no espelho. Não conseguiu de forma alguma? Seu contraste pode ser baixo. Conseguiu enxergar de boa? Então provavelmente não é. 

Mas não para por aí, depois de definir seu contraste é necessário observar mais uma coisa, afinal, dentro dessa categoria nós ainda temos duas subdivisões que possuem particularidades diferentes. 

Claro/Escuro

Além de ser baixo, esse contraste pode ser também claro ou escuro. O claro nós encontramos em pessoas albinas ou de pele branca que possuam cabelos claríssimos. O escuro, por sua vez, é identificado geralmente nas negras de pele e cabelos bem escuros. 

Portanto, quando a pessoa de contraste baixo-claro for escolher estampas ou montar uma composição colorida, ela poderá dar preferência para tons claros e com profundidade parecida. Assim: 

No caso das pessoas de contraste baixo-escuro, elas ficarão ainda mais radiantes com estampas de cores escuras e com pouca diferença de profundidade. Dessa forma aqui:

Perceba acima como os tons se encaixam perfeitamente. No entanto, essa mesma harmonia não é alcançada quando o contraste baixo-claro é associado aos tons escuros e vice-versa, olha só: 

A diferença é gritante, né?


Para finalizar com chave de ouro, fiz uma pequena curadoria de produtos para você perceber na prática como você encontrará o contraste baixo-claro e baixo-escuro, respectivamente, incorporado nas peças (só clicar em cima do item que gostou para ser redirecionada para o site de compras).


Gostou da postagem e quer ler mais conteúdos assim? Então clique aqui para conferir tudo o que já escrevemos até hoje.

One thought on “Especial Contraste Pessoal | Baixo-Contraste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.