Especial Contraste Pessoal | Baixo-claro e Baixo-escuro

Responda pra mim. Quantas vezes você já experimentou uma peça estampada e pensou: 

“Nossa, essa roupa vai chegar primeiro que eu”, ou:
“Nossa, esse look me apagou”

Aposto que em algum momento da sua vida você já estranhou uma estampa por causa das suas cores, tô certa?

Pois é, isso é muito comum e acontece, principalmente, quando você experimenta uma peça que não se harmoniza com o seu contraste pessoal ou com sua paleta de cores. Sendo assim, como já fiz para vocês postagens sobre todas as 12 cartelas, decidi fazer também um ‘especial contraste pessoal’ para todo mundo que ainda tem dúvidas nessa área. 

Começaremos hoje com o baixo-contraste, mas nas próximas semanas teremos a continuação desse especial, certo?

Então, sem mais delongas, bora conferir o mini-guia que preparei para vocês?

O que é, o que é?

Quando o cabelo, a pele e a cor dos olhos de uma pessoa possuem tons parecidos, nós temos o baixo-contraste. Além disso, por ser uma combinação de cores muito sutil e pouco chamativa, ela transmite de forma natural e fluida as mensagens de delicadeza e acolhimento. 

Como descobrir?

No teste de coloração pessoal.

No entanto, se você estiver muito curiosa, vale fazer um exercício simples que pode te ajudar a descobrir se você tem ou não baixo-contraste. Olha como é fácil:

1. Vá na frente do espelho e semicerre seus olhos assim:

2. Observe se você consegue enxergar, mesmo com os olhos semicerrados, suas sobrancelhas e a raiz dos seus cabelos nesse borrão de imagem que você tá vendo no espelho. Não conseguiu de forma alguma? Seu contraste é baixo. Conseguiu enxergar de boa? Então não é. 

Mas não para por aí, depois de definir seu contraste é necessário observar mais uma coisa. Afinal, dentro dessa categoria nós ainda temos duas subdivisões que possuem particularidades diferentes. 

Claro/Escuro

Além de ser baixo, esse contraste pode ser também claro ou escuro. O claro, como o nome mesmo diz, é encontrado em pessoas de pele branca ou albinas e que possuam cabelos claríssimos. O escuro, por sua vez, é encontrado geralmente nas negras de pele bem escura. 

Portanto, quando a pessoa de contraste baixo-claro for escolher estampas ou montar uma composição colorida, ela deverá dar preferência para tons claros e com profundidade parecida. Assim: 

No caso das pessoas de contraste baixo-escuro, é aconselhado que usem estampas de cores escuras e com pouca diferença de profundidade. Dessa forma aqui:

Perceba acima como os tons se encaixam perfeitamente. No entanto, essa mesma harmonia não é alcançada quando o contraste baixo-claro é associado aos tons escuros e vice-versa, olha só: 

A diferença é gritante, né?

Para finalizar essa postagem com chave de ouro, selecionei alguns looks para quem possui contraste baixo-claro ou baixo-escuro turbinar a pastinha de inspirações:

E aí, meninas? Gostaram do post de hoje? Então clique aqui para conferir todo o conteúdo que já escrevemos e fiquem de olho no blog, pois semana que vem tem mais!

One thought on “Especial Contraste Pessoal | Baixo-claro e Baixo-escuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *