Fixtips | Qual o tecido ideal para você?

Como já falamos por aqui, adequar determinada peça a uma ocasião exige um exame detalhado de seus elementos. Ou seja, precisamos nos atentar às cores, às linhas e ao formato da peça (aka modelagem).

No entanto, existe outro elemento que não ganhou muito espaço por aqui e é tão importante quanto esses que citei aí em cima: o tecido.

E é sobre ele que vamos falar sobre na postagem de hoje. Olha só:

CAIMENTO

O tecido dita o caimento da peça e também a qualidade de suas costuras. A modelagem pode ser impecável, porém nada disso adianta se ela for executada no tecido errado.

Peças de alfaiataria, por exemplo, possuem muitas linhas retas em sua modelagem e, por isso, ficam mais bonitas e sofisticadas quando desenvolvidas em tecidos mais estruturados, como linho, cambraia, cânhamo, lã e crepe.

É importante lembrar que peças feitas com tecidos armados são mais formais, marcantes e até mesmo dramáticas, justamente por causa das linhas retas que o suporte do tecido enfatiza.

Já as peças com muitas linhas curvas, como saias, blusas, calças e vestidos fluidos, tendem a ter mais leveza quando feitas com tecidos maleáveis, como seda, cetim e viscose.

Toda peça feita com tecidos maleáveis terá predominância de linhas curvas. Sendo assim, elas transmitirão mensagens mais suaves, como delicadeza, fragilidade, casualidade, acolhimento e feminilidade.

ESTICA E NÃO ESTICA

Os tecidos também se dividem entre planos e não planos. Sendo o primeiro grupo formado por todos os tecidos que não esticam, e o segundo, por todos aqueles que esticam (em outras palavras, as malhas).

Os tecidos que não esticam são mais arrumadinhos e ótimas opções para looks mais elaborados ou formais. Já as malhas são muito informais. Isto é, são boas escolhas para looks despojados e eventos casuais.

DIA, TARDE OU NOITE?

É difícil estipular qual tecido é ideal para cada momento do dia, pois é preciso considerar outros fatores no momento da escolha, como o tipo da ocasião, o local da ocasião e até mesmo o clima do local.

No entanto, existem alguns pontos que você pode considerar nesse momento para evitar o estresse e ser mais assertiva, mira:

  1. Tecidos naturais são mais chiques, refinados e possuem um caimento mais bonito. Eles são versáteis, então caem muito bem também em looks mais despojados. Além disso, são respiráveis e gostosos ao toque, sendo ótimas opções para eventos durante o verão e a primavera.
  1. Tecidos sintéticos, por outro lado, amassam menos e aquecem mais. Ou seja, são boas opções para eventos em dias frios ou para levar em uma viagem.
  1. Malhas são muito despojadas. Portanto, use-as (de preferência) em ocasiões mais informais.

Seguindo essas dicas, te garanto que o tecido não será mais uma dor de cabeça para você!

E aí, amadinhos, gostaram da postagem de hoje? Deixem aí nos comentários a opinião ou as dúvidas de vocês que eu responderei o mais rápido possível, viu?


Curtiu e quer ver mais? Então clique aqui e confira tudo o que já foi postado até hoje no Blog da Fix!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.