3 coisas sobre combinações de cores que você precisa saber

Encontrar combinações de cores prontinhas para uso não é tarefa difícil. Basta ter o Pinterest instalado no celular e paciência para selecionar suas misturas favoritas e, voilá, você terá combinações para um mês inteiro de looks, se bobear.

No entanto, existem alguns pontos curiosos por trás desses mix de cores que nem sempre estão explícitos e que podem fazer uma diferença danada na hora da sua montagem de looks.

Eu compilei três na postagem de hoje para você ficar de olho, confere só:

DE OLHO NA PROPORÇÃO

Existe um segredinho por trás dos looks coloridos que você tanto gosta: a proporção. Segundo Carla Mathis, Consultora de Imagem e Especialista em Cores, 50/50 não é uma proporção harmônica. O ideal é que uma cor sempre se sobreponha à outra dentro de uma composição, numa proporção 60/40 ou 70/30.

Logo, escolha a sua favorita para dominar as suas produções e venha com a segunda cor nos detalhes, dando um realce.

HÁ VIDA FORA DO CÍRCULO CROMÁTICO

O círculo cromático é uma ferramenta que esconde diversas possibilidades harmônicas de composição, mas há vida fora dele, viu? Lembre-se que ele é apenas uma ferramenta e o que deve guiar as combinações de cores que você deseja fazer é a vibe do seu dia, sua essência e o seu gosto pessoal.

Cor é, acima de qualquer técnica, personalidade e expressão. Nunca se esqueça disso.

AS MENSAGENS TAMBÉM ENTRAM NO JOGO DA COMBINAÇÃO

Falando em combinações diferentes, está aí uma dica que eu já cantei por aqui ainda nessa semana: você pode associar cores através das mensagens que elas transmitem.

Abaixo eu coloquei dois exemplos para você. Primeiramente, nós temos uma combinação de azul e vermelha. Duas cores sem relação direta dentro do círculo cromático, mas com simbolismos muito interessantes. O azul, por exemplo, é percebido como frio e distante. Já o vermelho, por sua vez, é visto como caloroso e apaixonante. Sendo assim, essas duas cores se complementam e se equilibram ao mesmo tempo que formam um contraste muito bonito.

O mesmo acontece com o segundo exemplo. O preto intenso, forte e autoritário é suavizado pelo rosa feminino, acolhedor e delicado. E vice-versa. Outras alternativas que seguem esse mesmo estilo são: combinar cores quentes com cores frias, cores intensas com suaves e assim por diante. Não há limite para essa brincadeira e nem para a sua imaginação.

E aí, gostaram das dicas?

Sabe o porquê de eu ter compilado essas três curiosidades para você mesmo sabendo que existe uma infinidade de combinações já prontas para o seu uso disponíveis na internet? Pois bem, eu te digo. Encontrar a coisa feita é prático para caramba, mas essas dicas aí farão você exercitar a sua criatividade. Afinal, elas apontam algumas possibilidades de caminhos que você pode seguir (não te deixando perdida), porém o resto é por sua conta.


Curtiu e quer ler mais conteúdos assim? Então clique aqui e não deixe de nos seguir lá no Insta da Fix!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.