15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.fixbitt.com/blog 300

COMO SER FELIZ E PRODUTIVA NO HOME OFFICE EM 5 PASSOS

Assim como o trabalho fora de casa, o home office também possui seus prós e contras. A flexibilidade do horário e a possibilidade de fugir do trânsito, por exemplo, são alguns dos principais atrativos. Porém, é importante ressaltar que trabalhar em casa requer ainda mais disciplina, já que nesse caso você é seu próprio supervisor. O ideal para quem trabalha dessa maneira é tentar fortalecer os pontos positivos e equilibrar os aspectos que podem prejudicar a produtividade. Pensando nisso, listamos passos simples e necessários para tornar seu home office mais produtivo!

1. CUIDE DO SEU ESTILO, MESMO EM CASA

Claro que, estando em casa, não há a necessidade de vestir a sua melhor roupa, colocar um salto alto ou fazer uma make super elaborada, mas isso não quer dizer que está permitido trabalhar de qualquer jeito, viu? Dessa forma, o seu dia de trabalho parecerá mais um dia chuvoso e as chances de você se sentir menos produtiva e querer trocar o home office por netflix & chill são altíssimas! Portanto, use uma roupa que seja confortável e também adequada para o trabalho. Se o seu trabalho exige reuniões on line, esteja sempre com um make leve e cabelos limpos.

 

2. DEIXE SEU ESPAÇO ORGANIZADO PARA O DIA SEGUINTE

Finalize o seu dia de trabalho organizando o seu espaço para o dia seguinte. Você vai se sentir mais focada quando sentar em sua cadeira e já ter seu cronograma organizado. Um ponto que parece bobagem, mas consideramos necessário, é deixar todos os seus elementos de trabalho perto de você, ter que sair do local reservado para o home office para buscar canetas, papéis, documentos, e outras ferramentas, pode se tornar um caminho de “tentações”, portanto, é importante manter por perto. Se julgar necessário, organize uma checklist diário de atividades, assim você não precisa guardar tudo na cabeça, e vai seguindo sua programação.

 

3. CONSTRUA UM AMBIENTE ERGONÔMICO E FUNCIONAL

Decorar o espaço de trabalho com seu próprio estilo é uma das partes mais esperadas para quem monta seu home office, e realmente um espaço que tenha a sua cara e que seja aconchegante pode dar uma injeção a mais de motivação. Entretanto, é necessário pensar que o ambiente precisa ser ergonômico e funcional, além da estética. Para isso, procure móveis confortáveis e práticos, e deixe para dar o toque de estilo através de objetos decorativos, como luminárias, livros e quadros e objetos pessoais.

4. FLEXIBILIZAR SUA ROTINA

Esse é um tópico que não existe uma regra absoluta, pois depende muito do tipo de trabalho e área de atuação. Se você trabalha em uma área em que precisa estar online/disponível no horário comercial, precisa se adaptar a essa rotina. Já quem atua em uma área mais alternativa, como moda, design, comunicação pode sentir necessidade de ter uma rotina bem mais flexível, uma vez que os projetos e demandas não costumam ter o mesmo ritmo diariamente.

Em ambos os casos, a dica é criar pequenos rituais que simbolizem o início e fim do expediente, como encher uma garrafa de água quando for começar a trabalhar e esvaziá-la ao terminar. Vale até criar um ritual para uma pequena pausa saudável, como um horário de lanche, por exemplo.

 

5. UTILIZE TÉCNICAS PARA MANTER O FOCO

Gerenciar o seu tempo é essencial para que você mantenha o foco e a concentração enquanto estiver trabalhando. Se julgar necessário, utilize metodologias já existentes, como o método Pomodoro, que consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, com breves pausas de 3 a 5 minutos. Enquanto estiver no tempo dos blocos, tente se desligar de coisas que tirem a sua atenção, como celular, redes sociais e etc. Preparamos um breve passo a passo de como utilizar a técnica para melhorar sua produtividade:

  1. Liste todas as tarefas do dia;
  2. Ajuste um cronômetro para o tempo de 25 minutos, ou coloque o celular para despertar;
  3. Trabalhar na primeira atividade do dia ininterruptamente, até que o despertador toque. Caso surja alguma distração durante os 25 minutos, anote e volte à atividade;
  4. Quando o alarme tocar, marque a tarefa feita e siga repetindo esse processo até que tenham pelo menos quatro tarefas prontas.
  5. A partir da quarta tarefa, quando o alarme tocar, faça uma pequena pausa de 3 a 5 minutos;
  6. Quando houverem quatro tarefas marcadas como feitas, faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos e reinicie a contagem!

PREVIOUS POST
DICAS DE ESTILO PARA GRÁVIDAS
NEXT POST
Conheça os 7 estilos universais e descubra o seu

0 Comments

Leave a Reply