Despida de letras

No dia 05 de março, eu e Poliana Bittencourt fizemos uma live no Instagram da Fixbitt, onde falamos sobre comunicação não verbal na história da moda. Debatemos como figuras históricas usaram linhas, formas e cores para estabelecer suas imagens. Além disso, falamos também da moda atual e o sistema que a sustenta. Eu sei, o assunto é complexo! Por essa razão, selecionei alguns títulos para vocês se aprofundarem nos temas:

Elizabeth – Uma Biografia

Por Liza Hilton
Editora Zahar

O livro trata a vida da rainha Elizabeth Tudor da Inglaterra de uma forma politica e visual. A autora descreve locais, roupas e pessoas de forma viva e detalhada, sem esquecer as implicações politico-sociais nelas inseridas. É incrível ler como uma princesa, considerada bastarda, usou roupas, maquiagem e muita sabedoria para se estabelecer no trono.

História das Mulheres no Brasil

Organizado por Mary Del Priore
Editora Contexto

Leitura necessária para compreender a situação atual da mulher no nosso país. Escrito de forma didática e bem detalhada, o livro traz cronologicamente a visão de 20 historiadores, destrinchando os hábitos, costumes e vidas de nossas antepassadas. Um dos meus favoritos, com certeza! 

Rainha da Moda

Por Caroline Weber
Editoria Zahar

Uma biografia focada no vestuário de Maria Antonieta, desde sua infância na Áustria, passando pelo reinado na França, até a execução na guilhotina. Essencial para entender como a imagem da monarca se tornou um dos fatores principais da revolta que culminou na Revolução Francesa. Ao contrário da Rainha Elizabeth Tudor, é um exemplo de como uma imagem mal pensada pode criar uma comunicação não verbal negativa.

Massa e poder

Por Elias Canetti
Cia das Letras

Vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1981, o autor Elias Canetti tenta explicar usando diversas áreas do conhecimento como as pessoas foram levadas a aceitar o nazismo na década de 30. É pelo uso de constantes propagandas, anúncios e  instrumentos de manipulação de massa que somos levados a procurar modificar nossas roupas, corpos e vidas para nos adequar. Ainda que seja para algo extremamente negativo.

O Império do Efêmero

Gilles Lipovetsky
Cia das Letras

Este livro é praticamente um estudo antropológico de como a moda tornou-se parte da sociedade e ajudou a moldá-la. Ele descreve o surgimento da inconstância do mercado de consumo como conhecemos hoje, assim como seus reflexos no mundo atual. O autor, Gilles Lipovetsky é um dos principais filósofos vivos. Recomendo a bibliografia toda!

Toda última quinta-feira do mês a gente tem um encontro marcado com dicas de livros!

:*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.