Menos é mais, principalmente quando se trata de pele

De uns anos pra cá, alguns canais de skincare tem turbinado o Youtube com resenhas de vários produtos e com as mais variadas rotinas de cuidados com a pele. Muitos desses vídeos são inspirados no passo-a-passo de 10 etapas que as coreanas fazem e mostram as youtubers usando diversos dermocosméticos caríssimos, um em cima do outro. 

Mas será que a nossa pele é um órgão tão carente assim? É realmente necessário passar 3 cremes de 200 reais no meu rosto todo dia antes de dormir?

Não é. E não sou eu quem diz.

Em julho de 2019, diversos dermatologistas foram consultados para um artigo do New York Times e todos eles disseram praticamente a mesma coisa: uma rotina intensa de cuidados com a pele faz mal.

O excesso de cremes, séruns e outros produtos “milagrosos” têm desregulado e destruído a barreira cutânea, causando inflamações, eczemas, psoríase, rosácea, acne e sensibilidade na pele. A rotina coreana de 10 passos que eu citei lá em cima, por exemplo, é descrita como uma “provação para a pele” por Christian Surber, professor de dermatofarmacologia nas universidades da Basileia e de Zurique. 

A melhor forma de cuidar da pele é apostar em uma rotina enxuta, delicada e com poucos produtos. Lavar o rosto de forma agressiva e passar muitos cremes nele são hábitos que devem ser abandonados. Olha só como é curtinha a rotina de cuidados com a pele que a Alessandra Fraga, dermatologista responsável pela linha de skincare da Eudora, considera ideal: 

Passo 1: Limpeza

Os ares da cidade possuem muitos agentes oxidantes. Portanto, limpar a pele (gentilmente) é a primeira coisa que você deve fazer. 

#Dica: aposte em sabonetes faciais com textura em mousse ou espuma. Eles limpam bem, agridem menos e não deixam a pele ressecada.

Passo 2: Tônico

É uma etapa importantíssima, porém muito esquecida. O tônico reequilibra o ph da pele que acabou de ser limpa e mantém a barreira cutânea intacta.

#Dica: é um ótimo produto para ser usado antes da make, pois contrai os poros. 

Passo 3: Hidratação 

Essa etapa é importante pois devolve o viço, o brilho, a elasticidade e a maciez da pele. 

#Dica: aposte em um hidratante não comedogênico e livre de óleos minerais.

Passo 4: Proteção

Usar filtro solar é de extrema importância, pois os raios UV são verdadeiros inimigos da nossa cútis. A radiação solar causa queimaduras, degrada o colágeno, favorece o aparecimento de manchas e o desenvolvimento de câncer de pele. Sendo assim, se você achou essa rotina grande demais e tá pensando em escolher apenas uma dessas etapas para seguir, que seja essa. Não pule a proteção. 

#Dica: filtros solares com proteção acima de 50FPS são os mais eficazes.

Mesmo que seja um passo-a-passo curto e simples, lembrem-se que dica amiga não substitui opinião médica. Portanto, procurem sempre um dermatologista antes de comprarem qualquer produto, pois eu não sei quais são as particularidades da sua pele e muito menos o seu histórico de saúde.

No mais, é isso, meninas. Gostaram dessa rotina mais enxuta? Muito mais fácil de inserir no dia-a-dia, não é?

Minimalismo é tendência até quando se trata de cuidados com a pele, rs. 


Se quiserem ler mais sobre o artigo original do New York Times, é só clicar aqui. Já para ver a tradução feita pelo Gazeta do Povo, clique aqui


Gostou da postagem e quer ver mais? Então clique aqui e confira toda a nossa seleção de conteúdo feita especialmente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.