Sapateiro cápsula | 4 dicas para quem deseja montar um

Foto Capa: Ilustração por Anjelica Roselyn (Reprodução)

A montagem de um armário cápsula, seja ele de roupas ou de calçados, envolve algumas observações fundamentais. Primeiramente, deve-se levar em conta o seu estilo pessoal e suas preferências de vestuário. Segundo, você também precisa considerar as particularidades do seu dia-a-dia. Ou seja, como é o dress code exigido no seu trabalho, quais lugares você gosta de frequentar e assim por diante. 

Eu, por exemplo, possuo um sapateiro cápsula formado basicamente por tênis, rasteiras, mules e apenas uma sandália de salto (de tiras e nude, para ocasiões que exigem algo mais elaborado). Não preciso dizer que ele funciona perfeitamente para mim, que possuo um estilo esportivo/despojado. Mas será que essa configuração se encaixaria no estilo de uma mulher de 40 anos, que trabalha em um ambiente corporativo e possui um estilo pessoal sofisticado e sensual? Meio difícil, né?

Por isso que é tão complicado fazer uma postagem com ‘seleções universais’. Quando se trata da montagem de um armário ou sapateiro cápsula, um guia de considerações que devem ser levadas é muito mais produtivo para você. Sendo assim, separei na postagem de hoje quatro dicas que, se bem seguidas, te ajudarão (e muito!) nessa empreitada.

Bora conferir quais são elas?

QUAL O SEU ESTILO?

Abra seu guarda-roupas, dê uma olhada rápida nas suas peças e tente identificar em quais estilos elas se encaixam. Além disso, você pode tentar montar ‘looks mentais’ com seus itens, pois esse exercício te ajudará a visualizar quais calçados não podem faltar em seu sapateiro cápsula.

QUAL O SEU DESEJO DE IMAGEM?

Sofisticada? Feminina? Despojada? 

Estilo analisado, é hora de sentar e fazer uma lista de quais mensagens você deseja transmitir através da sua imagem pessoal. Depois de listadas, é só dar um pulinho aqui no blog, pois já fiz diversas postagens falando sobre os elementos visuais de cada estilo.

COMO É SEU DIA-A-DIA?

Hora de anotar as atividades que você pratica em seu cotidiano. Onde você trabalha? Qual a vestimenta exigida pela empresa? O que faz nos fins de semana? Para onde gosta de sair? Anote tudo. Quanto mais informações você compilar, mais fácil será a montagem do seu sapateiro cápsula.

QUAIS SÃO SUAS PREFERÊNCIAS PESSOAIS?

Sabe a famosa lista de prós e contras? Faça uma dessa também, enumerando tudo aquilo que você gosta e tudo aquilo que você não gosta de forma alguma em um sapato. 

Considerações feitas, é hora fazer a limpa nos itens agarrados (ou inadequados) do seu armário e de listar quais modelos de sapatos faltam nele.

Lembrando que para ter um sapateiro cápsula bem-sucedido é necessário passar por essas quatro etapas que citei ali em cima. Só assim você vai conseguir uma seleção de calçados que vai suprir suas necessidades e expectativas.

E aí, meninas? Acharam as dicas fáceis de serem seguidas? Podem deixar as dúvidas de vocês nos comentários, viu? Vou adorar ler e responder!


Curtiu o conteúdo e quer ler mais? Então clique aqui e confira tudo o que já postamos até hoje no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.