Fiz um teste de cores, mas odiei a minha cartela | O que eu faço?

Não consegue se enxergar na sua cartela? Não tem problema, isso não é tão incomum.

O que acontece é que o teste de cores indica qual paleta se harmonizará melhor com a sua beleza natural, mas nem sempre as cores dessa cartela representarão a sua essência e personalidade. Contudo, mesmo que o resultado não te alegre, o teste nunca será em vão. Afinal, até para ‘passar a sua cartela para trás’ você precisa entender sobre as características da sua pele.   

Sabendo disso, já podemos passar para o que realmente importa: as dicas.

SUA CARTELA NÃO É REGRA ABSOLUTA

Primeiramente, temos que nos lembrar que a cartela de cores não dita regra. Ela é uma ferramenta, um guia que te ajudará a comprar melhor e escolher peças cujas cores te deixarão mais radiante. E assim como uma ferramenta, você usará sua paleta quando sentir a necessidade de usá-la.

Portanto, não existe obrigatoriedade alguma de você levá-la ao pé da letra ou de deixar de usar as cores que você mais gosta.

ENTENDA AS CARACTERÍSTICAS DA SUA PELE

Minha cartela é inverno brilhante. Em outras palavras, isso significa que a minha pele se harmoniza com tons intensos, frios e de média profundidade. Nessa ordem de importância.

E por qual motivo eu digo isso? Porque quando eu quiser utilizar outras cores, eu terei que respeitar, pelo menos, uma das duas primeiras características que eu citei aí em cima. Isto é, eu posso até usar um tom quente, mas ele deve ser intenso e de profundidade mediana, e assim por diante.

Você burla uma regra e respeita as outras duas.

Porém, se isso não te ajudar em nada, temos a próxima dica:

ROUBE AS CORES DA CARTELA VIZINHA

Observe o esqueminha abaixo e encontre a sua cartela.

As cartelas vizinhas à sua compartilham características em comum com ela. Minha cartela Inverno Brilhante, por exemplo, está entre as cartelas Primavera Brilhante e Inverno Frio. Isso significa que a minha paleta é influenciada pela intensidade da Primavera Brilhante e pela temperatura da Inverno Frio.

Sendo assim, quando eu quiser utilizar uma cor que não esteja presente nela, eu posso roubar os tons presentes nas minhas cartelas vizinhas sem que isso prejudique a harmonia da minha imagem pessoal.

Mas Maíra, eu também não gosto das paletas vizinhas à minha. E agora?

Ainda tem jeito, calminha aí:

USE ELEMENTOS DE COMPENSAÇÃO E SEJA FELIZ!

Desde que você use elementos de compensação, a sua escolha poderá ser feita de forma despreocupada, pois eles não deixarão que as cores reflitam de forma desarmônica em seu rosto.

No entanto, para que essa dica funcione, os elementos de compensação têm a obrigação de conter em abundância alguma cor que esteja presente na sua paleta. Só dessa forma eles conseguirão equilibrar os efeitos visuais negativos causados pelas cores que não te favorecem.

Lembre-se que make, brincos, chapéus, colares, lenços, pashminas, acessórios de cabelo e todos os outros itens que ficarem redor do rosto entrarão como elementos de compensação em seu look.

E aí, amadinha? Por qual motivo você não gosta da sua cartela? Você já testou alguma dessas dicas?


Curtiu e quer ler mais? Então clique aqui e veja tudo o que já foi postado até hoje no blog da Fix!

5 thoughts on “Fiz um teste de cores, mas odiei a minha cartela | O que eu faço?

  1. Maria Araujo says:

    Fiz uma análise e a profissional viu que eu sou outono puro, e eu fiquei chocada e não gostei, acho muito bonito o inverno escuro. Até pensei em fazer outra análise com outra profissional. O que vcs sugerem?

    • Maíra Gea says:

      Ei Maria, tudo bem?

      Não fique presa na sua paleta, viu? Cor também é personalidade, essência e emoção. Então se a sua paleta não te representa, não fique presa nisso.

      Sobre as cores de inverno escuro: corrija sua pele com uma make que siga as características das cores da sua cartela e fique livre para usar a cor que quiser. Quando você neutraliza sua pele com make, as cores não influenciam negativamente em seu rosto. 😉

      Sobre refazer o teste, eu não posso opinar, infelizmente. Minha dica é: você precisa colocar na ponta do lápis se você pode reinvestir dinheiro nesse serviço e se a sua atual cartela te incomoda muito. Caso a sua resposta seja sim para esses dois pontos, refaça. No entanto, saiba que o teste de cores leva em consideração apenas o tom da sua pele, e não suas preferências pessoais, certo? Sendo assim, existe a possibilidade de seu resultado dar Outono Puro outra vez, viu?

  2. Marcia Andrea Rocha says:

    Engraçado, que a nossa cartela sempre vem com cores que gostamos. Até não usamos por falta de conhecimento, mas não gostar de nada? Eu faria com outra pessoa.

    • Maíra Gea says:

      Pois é, Márcia. Na maioria das vezes a cartela se encaixa muito bem com a personalidade e os gostos pessoais de quem faz o teste.

      No entanto, é necessário destacar que o teste de cores nunca leva em conta as nossas preferências pessoais. Teste de cores é uma análise de cor de pele somente. Logo, é muito comum o resultado não ir de encontro à expectativa da cliente, infelizmente.

  3. Grazi says:

    Eu sou inverno profundo e fiquei bem triste porque eu queria pintar de ruivo e os tons de “ruivo” da minha cartela não são legais… Qual cartela eu poderia “roubar” o tom de ruivo? acabei não entendendo rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.