aparencia influenciadoras

Porque você não é como as influenciadoras (e tudo bem) – Pt. 2

As influenciadoras viraram parte do cotidiano da maioria das mulheres nas redes sociais. Queremos nos identificar com elas, mas ao mesmo tempo, nos comparamos. Muitas vezes, sofremos por sermos tão diferentes do que vemos naqueles perfis.

Não é à toa que nós, mulheres comuns, notamos que não somos assim tão “bonitas” como elas. As influenciadoras (especialmente as grandes!) contam com uma série de artifícios que ajudam a criar imagens perfeitas.

“online não é real”

Na vida real, elas não são assim o tempo todo, e nem na internet uma pessoa comum deveria sentir tanta necessidade de estar impecável. 

Mesmo porque, é muito trabalho envolvido em uma só linda foto! Quer ver só?

Influenciadoras usam sistemas de luz e aplicativos de edição

Você fez a sua maquiagem e apesar do resultado ter ficado muito bom, os seus poros estão evidentes, as cicatrizes de acne ainda aparecem e as espinhas deixaram um relevo sob a base. 

Primeiro, vamos lembrar que a pele humana tem textura, e que mesmo com o melhor skincare, é normal ter espinhas, cravos e, principalmente, poros. É por eles que a sua pele respira!

E as influenciadoras também têm tudo isso. A diferença é que, mesmo quando não usam programas de edição e filtros, elas sabem usar a luz a seu favor. Em muitos casos, usam luzes especiais que ocupam uma sala inteira.

Hoje já sabemos que um bom ring light já ajuda bastante, mas não são poucas as influenciadoras que usam sistemas complexos de luz para tirar o melhor da sua maquiagem e cabelo.

Isso sem falar nos aplicativos de edição, que estão cada vez mais fáceis de usar e permitem mudar as proporções do corpo feminino com poucos toques. 

Muito mais influenciadoras (e até usuárias comuns do Instagram) do que imaginamos editam suas fotos para afinar o nariz, parecerem mais magras ou aumentar o bumbum. 

Novamente, esse é o trabalho delas, por isso é super compreensível que se esforcem tanto para passar uma imagem tão refinada. Além de que, frequentemente, elas mesmas têm inseguranças com sua aparência que acabam sendo exacerbadas pela exposição. 

Tudo isso me levar a te dizer para ficar alerta: se você sabe que é artificial, não caia na armadilha da comparação! Cada pessoa é única 

Por um uso mais saudável das redes sociais

Pode ser que você já tenha pensado nisso tudo. E ainda assim, se sente mal ao ver aquela foto perfeita na praia que a @Fulana acaba de postar. 

Talvez você se lembre das suas férias e de quando tentou fazer algumas fotos, mas nenhuma delas saiu perfeita como você queria. Acontece, e muita gente deixa de postar registros lindos e afetuosos por isso. 

Eu, pessoalmente, acho que deveríamos mesmo compartilhar mais fotos que não saíram perfeitas. Acredito que isso nos ajuda a lembrar que existem outras formas de se apresentar na internet. 

Para além disso, acho que é importante tomarmos para nós a responsabilidade de acompanhar pessoas que nos inspiram e nos ensinam coisas que são importantes para nós. 

Inclusive, já temos várias influenciadoras que vão na contramão de passar uma imagem de perfeição ou que, pelo menos, deixam claro que a vida delas não é assim esse mar de rosas. 

Por isso, te convido a pensar se as influenciadoras que você segue estão mesmo adicionando algo positivo na sua vida, ou se você está, no fim das contas, alimentando suas inseguranças acompanhando essas pessoas. 

Aquela auto-sabotagem, sabe? Pense nisso!

Vamos conversar sobre esse assunto aqui nos comentários? Me conte como é a sua relação com as redes sociais e se você já passou pelas situações que descrevi. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.