7 combinações de cores para as apaixonadas por azul

Existem diversos significados e mensagens que podem ser associados com o azul, mas a percepção que temos dele como algo calmante parece ser consenso. Essa cor é, sobretudo, pacificadora, tranquila.

Pensando nisso, decidi trazer para você uma série de harmonias feitas com o azul, mas já vou logo adiantando que elas não foram retiradas do círculo cromático. Na verdade, o material de estudos que eu utilizei na postagem de hoje foi a bíblia da cor, também conhecida como A psicologia das cores, de Eva Heller.

Sendo assim, todas as combinações que vocês verão aqui foram desenvolvidas observando o aspecto simbólico e emocional dos tons. Uma estratégia que eu, particularmente, gosto mais, pois acredito que a nossa relação com as cores extrapola a teoria, é algo muito mais subjetivo.

Bora lá?

VERMELHO E AZUL

Vermelho é fogo, calor, aproximação e paixão. Sendo assim, ela se contrasta totalmente com o azul, que por sua vez é água, frio, distanciamento e racionalidade.

Eva Heller, inclusive, nomeia essas cores em seu livro como opostas psicológicas.

AZUL, VIOLETA E LARANJA

O azul representa o intocável, o violeta o irreal e o laranja, por fim, é símbolo da juventude, da aventura. Dessa forma, a junção dos três fazem referência a fantasia e a criatividade.

AZUL, BRANCO E CINZA

É a combinação feita com azul que mais transmite frieza e impessoalidade.

AZUL, VERDE E BRANCO

No entanto, se você substituir o cinza da composição de cima pelo verde, a sensação transmitida passa a ser tranquilidade.

MONOCROMÁTICO CLARO

Quanto mais claro for o azul, mais a sensação de distância ele passará. É uma combinação muito associada ao que é divino, intocável e inalcançável.

MONOCROMÁTICO ESCURO

É uma composição sóbria, séria, ordeira. Ou seja, poder puro.

AZUL E PRETO

Uma combinação muito forte, principalmente se o azul for o marinho.

Quando olhamos para águas profundas, por exemplo, vemos o azul escurecer até dissolver-se em preto. O mesmo acontece com o céu. Logo, essa composição também transmite a sensação de grandeza sem fim.

E você, já havia tentado combinar as cores a partir das sensações que elas transmitem ou prefere seguir as harmonias do círculo cromático? Conte aí pra mim nos comentários qual a sua composição favorita com o azul.


Curtiu e quer ler mais? Então clique aqui e confira tudo o que eu já postei até hoje no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.