Corset ganha releituras e está de volta aos guarda-roupas

O corset é uma peça que divide opiniões. Seja pela sua estética ou por ter se tornado uma espécie de símbolo de uma moda que oprime as mulheres, essa peça marcou muitas gerações e agora parece estar de volta! 

Hoje, vou te contar um pouco da história dessa peça e trazer inspirações para você conferir as diversas possibilidades do corset moderno. Já adianto que é bem diferente do passado! 

Corset oferecia sustentação para ter boa postura com roupas pesadas 

O corset surgiu no século XVI, na França, oferecendo sustentação para o tronco e os seios da nobreza. Na verdade, a peça chegou a fazer parte do armário masculino, já que proporcionava uma postura ereta e elegante. 

Além disso, o corset também ajudava a sustentar as roupas muito pesadas utilizadas ao longo da história, especialmente na era vitoriana.

Nessa época, a peça era um forte marcador de classe, utilizado bem apertado para diminuir a cintura e valorizar o busto.

Entretanto, isso não significa que as trabalhadoras não usassem o corset. Como essa peça prejudica a respiração e os movimentos, se for muito apertada, elas usavam versões bem mais flexíveis. 

Símbolo de opressão ou de empoderamento? 

Ao fim do século XIX e início do século XX, usar um corset apertado começou a parar de fazer sentido para as mulheres.

Isso aconteceu graças a popularização da prática de exercício físico, o uso da bicicleta e o movimento sufragista. Os modelos mais flexíveis se tornaram mais populares, mas saíram dos guarda-roupas durante a Primeira Guerra Mundial. 

Mais tarde, nos anos 1980 e 1990 o corset apareceu por cima das roupas. O que era escondido como uma peça íntima, passou a ser mostrado de maneiras super ousadas. Impossível falar dessa peça sem nos lembrarmos de alguns looks icônicos da rainha do pop, né?

Nos últimos anos, o corset começou a aparecer de novo nas passarelas e na TV, ganhando espaço entre as fashionistas e celebridades.

Aos poucos, ele passou a integrar o guarda-roupa de mulheres comuns com versões confortáveis e modernas. Assim, o corset passa um ar de ousadia e empoderamento. 

Agora que você conhece a história do corset, já deve imaginar porque ele divide tantas opiniões. 

De fato, é mesmo muito difícil desvincular uma história de opressão de uma peça de roupa. Por outro lado, não podemos esquecer que, agora, podemos escolher usar peças mais confortáveis se for do nosso desejo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.