Marcas com iniciativas sustentáveis para conhecer já! PITAIA RIO

Nosso especial segue firme e forte e hoje é dia de conhecer a Pitaia Rio, a primeira marca de moda praia eco que passa por aqui.

Além de um design incrível que esbanja originalidade, a Pitaia Rio tem uma série de práticas sustentáveis interessantíssimas que eu te contarei na postagem de hoje. Confere só:

SUSTENTABILIDADE

A Pitaia Rio é focada na pesquisa por matérias-primas inovadoras e amigas do meio-ambiente. Todos os biquínis da marca possuem tecidos biodegradáveis, certificados e oriundos de uma cadeia produtiva totalmente rastreável. Além disso, a marca também produz scrunchies (xuxinhas de cabelo feitas de tecido) através do upcycling das sobras da produção.

Outro ponto que merece atenção é a mão-de-obra utilizada. Eles trabalham apenas com costureiras locais regularizadas e dão prioridade de contratação para as confecções que aderiram ao ABVTEX (programa de combate ao trabalho escravo e infantil).

Para finalizar, quem compra dentro do Rio de Janeiro pode escolher por receber seu produto via bike, numa entrega sem CO2. Para completar essa cadeia de compra responsável as embalagens são totalmente recicláveis, 100% livres de plástico e a etiqueta das peças ainda vira uma margarida quando plantada.

DESIGN

Embora eu nunca tenha chegado perto de uma peça da Pitaia Rio, é visível que o design dos itens é executado de forma impecável. As estampas são lindíssimas, originais, carregadas de brasilidade e agradam até quem não gosta de padronagens, pois não são nada extravagantes.

No entanto, eu senti falta de uma grade mais extensa de tamanhos. A marca oferece peças apenas no P, M, G e GG.

CUSTO-BENEFÍCIO

O custo de produção das peças parece ser muito elevado, então eu acredito que seja difícil oferecer um produto com tantos benefícios por um preço na média do mercado. Por conta do valor, o produto acaba ficando direcionado para um público premium e seleto. Afinal, R$400 foge da realidade de grande parte da população.

Mas devemos dar a César o que é de César, né? As concorrentes mais famosas que possuem essa mesma faixa de preço não oferecem nem 10% dos benefícios oferecidos pela Pitaia Rio.

A marca é cara, mas tem muita coisa por trás desse preço. Sendo assim, o custo-benefício da Pitaia Rio acaba sendo 10/10 para quem tem condições de comprar seus produtos.

E aí, já conheciam essa?

Sei que a transição para essa nova forma de consumo é difícil, principalmente por conta da baixa adesão das marcas à abordagem sustentável e pelos preços dos produtos sustentáveis. Por conta disso, eu tenho batido muito na tecla da variedade para que, algum dia, você consiga encontrar nesse especial uma marca que se encaixe em seu gosto, estilo e bolso.

P.S: Não hesite em deixar nos comentários dicas de marcas que tem sustentabilidade como um pilar, pois você nos ajudará, e muito, nessa jornada.


Curtiu e quer ver mais conteúdos assim? Então clique aqui e não deixe de nos seguir lá no Insta da Fix para mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.