Fique de olho nesses selos quando for comprar cosméticos

Cada vez mais pessoas tem optado por cosméticos que carreguem outros benefícios que não sejam apenas aqueles relacionados ao produto em si. Embalagem reciclável, livre de crueldade animal, 100% orgânico, naturais, veganos e assim por diante. Esses bônus têm ganhando muita notoriedade pois chegam surfando numa onda de transformação que a WGSN havia cantado bola já a algum tempo: os consumidores querem estabelecer vínculos mais duradouros com suas aquisições.

Sendo assim, comprar, usar e descartar tem deixado de ser um ciclo atrativo para uma pequena parcela da sociedade. E as marcas perceberam isso. Várias delas começaram a investir pesado em tecnologia e pesquisa para oferecerem tais bônus com o máximo de segurança possível.

E onde os selos entram nessa conta? Pois bem, ao mesmo tempo que eles servem para facilitar a vida do consumidor, eles atestam que aquele produto é realmente aquilo que ele diz ser. As organizações que distribuem esses certificados possuem diretrizes bem rigorosas e só disponibilizam o selo para as marcas que se encaixam, comprovadamente, nelas.

Para te deixar mais inteirada sobre esse universo, eu compilei os selos mais utilizados dentro do mundo dos cosméticos. Confira só:

EURECICLO

É o selo que certifica as marcas que investem na cadeia de reciclagem.

Lembrando que as marcas que possuem esse selo não necessariamente reciclam as embalagens dos seus produtos, mas sim fazem a compensação delas. Ou seja, se elas produziram uma quantidade X de embalagens de vidro num período, elas deverão reciclar essa mesma quantidade de vidro produzida. Essa regra vale para papel, plástico e todas as outras matérias-primas recicláveis.

selos

VEGAN

Esse selo atesta que determinado produto não possui nenhum ingrediente de origem animal. Alguns dos certificados que comprovam isso são: Vegan da PETA, Certified Vegan, Vegan Society e Vegano, da SVB.

selos

LEAPING BUNNY, CRUELTY FREE, NOT TESTED ON ANIMALS

São os selos certificadores de produtos livres de crueldade, ou seja, não testados em animais.

Juntamente como o selo ‘Vegan’ esses daí de cima são procurados, principalmente, por quem apoia a causa animal. No entanto, é necessário ler e pesquisar sobre as diretrizes de cada um deles, pois alguns possuem um ‘entendimento diferente’ sobre o que é crueldade animal. Caso você queira uma ajudinha extra para confirmar se uma marca é realmente livre de crueldade animal, dê um pulinho no site da Arivegan.

Aconselho você a fazer essa dupla checagem pois algumas marcas inserem esses selos em seus produtos mesmo sem a autorização das organizações responsáveis por eles. E a Ari investiga faz uma investigação bem minuciosa sobre isso e outras coisas mais.

CERTIFICADO ORGÂNICO

Conseguem a certificação do IBD as marcas que possuem mais de 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas presentes em seus cosméticos. Os 5% restantes podem ser compostos por outros materiais, mas todos eles NATURAIS.

Outros selos que atestam esse benefício são o ECOCERT e o NATRUE.

Esses são os mais comuns, mas eu posso fazer uma segunda parte mais completa, caso você esteja muito interessada neste assunto, ok? Será ótimo me aprofundar nesse universo com a sua companhia.


Curtiu e quer ver mais postagens assim? Então clique aqui e não deixe de nos seguir lá no Insta da Fix para mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.