guarda-roupas cápsula

Com quantas peças se faz um guarda-roupas cápsula?

Muito se fala sobre guarda-roupa cápsula, mas pouco se diz sobre a quantidade de peças mínimas ele deve ter para alcançar um número X de possibilidades. A gente pode até encontrar listas de compras pré-prontas na internet, mas elas sempre serão bem básicas e não contemplarão todos os estilos.

Mas isso passa longe de ser uma crítica ao trabalho de quem disponibiliza esse tipo de material, viu? Até porque eu farei algo parecido com isso hoje, rs. Há um motivo para essas listas serem tão básicas e talvez você não goste dele: a quantidade de peças que um armário cápsula deve possuir depende muito.

E é sobre isso que conversaremos no post de hoje.

Segue a linha que eu te explicarei como é possível definir esse número e porque você deve evitar seguir à risca as listas prontas de internet.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO?

De forma resumida, é necessário analisar rotina, desejos de imagem, estilo, gostos pessoais e personalidade antes de definir quantas e quais peças você deve possuir. Cada particularidade do seu dia a dia e do seu ser deve ser considerada, caso contrário dá erro e o seu armário cápsula não funcionará para você.

Cada pessoa tem uma configuração diferente desses elementos, e é por isso que não dá para fazer uma lista só e esperar que ela dê certo para todo mundo.

COMO DEFINIR O MEU NÚMERO E ESCOLHER MINHAS PEÇAS?

Uma consultora de imagem e estilo poderá te ajudar de forma bem assertiva nisso, mas caso você não possa investir nesse serviço e queira fazer esse planejamento por conta própria, eu tenho algumas dicas para você.

  1. Primeiramente, anote toda sua rotina num quadro. Tudo o que você faz de segunda à domingo deve ser especificado, certo? Será mais fácil definir suas necessidades com essa lista em mãos.
  2. Rotina especificada, é hora de analisar seu armário, pois você precisará anotar o que te falta. (Por exemplo: blusa básica, calça jeans moderna para montar look despojado e assim por diante).
  3. A partir dessas duas anotações você já terá uma guia inicial que te orientará de forma mais assertiva. Lembre-se apenas de apostar em peças que sejam versáteis e multifuncionais para você, pois nós queremos o máximo de possibilidades num número mínimo de peças, ok?

DEVO FUGIR DAS LISTAS PRONTAS?

Não digo que você deve fugir, mas apenas se basear nelas e não seguir nada à risca. Deixo essa dica para você pois listas prontas não são elaboradas de acordo com as suas necessidades, e nem com as necessidades de ninguém, para falar a verdade. Elas são bem gerais. Sendo assim, você corre o risco de investir dinheiro nas peças apontadas por esses materiais e o seu guarda-roupas cápsula acabar não funcionando para você.

É isso, meninas. Como eu não tenho informações mais sólidas para trabalhar, tive que fazer algo menos específico e mais subjetivo para vocês. Mas não desanimem não, viu? Ao passo que vocês forem caminhando e colocando isso em prática vai ficando mais fácil.

E aí, você já começou a montar o seu armário cápsula? Você anima deixar um pequeno relato aí nos comentários de quais foram as maiores dificuldades que você encontrou durante esse processo? Sua experiência pode ajudar uma leitora perdida e enriquecer ainda mais essa postagem 😉


Curtiu e quer ver mais conteúdos assim? Então clique aqui e não deixe de nos seguir lá no Insta da Fix para mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.