estilo clássico

Como diferenciar o estilo clássico do refinado?


Embora sejam muito similares, ambos apostam na discrição como palavra-chave, existem algumas particularidades que separam o estilo clássico do refinado. E é isso que veremos na postagem de hoje. Bora lá descobrir um pouco mais sobre esses dois estilos e abraçar aquele que mais conversa com a sua essência?

As mensagens são diferentes…

Elegante e refinado são sinônimos, talvez seja por isso que é tão difícil vê-los como coisas diferentes. No entanto, dentro do universo dos sete estilos universais esses dois não caminham na mesma pista e muito menos transmitem as mesmas mensagens. O estilo refinado, por exemplo, tem uma pegada mais moderna e imponente. O elegante, por sua vez, é clássico e tradicional.

A cartela de cores também muda…

Cores mais claras e composições de baixo/médio contraste são mais presentes dentro do universo refinado – esse estilo transmite força, mas é uma força sutil e mais acessível. Dessa forma, dificilmente veremos cores escuras e intensas por aqui.

Já no universo elegante nós vemos a predominância de tons neutros – claros ou escuros, suaves ou intensos – e de contrastes de todos os tipos. O estilo elegante não ousa tanto, ele aposta naquilo que não tem erro.

Acho que posso resumir dessa forma: a cartela de cores refinada é fresca e luminosa. Já as cores elegantes são sóbrias e atemporais.

E os elementos?

Ambos são discretos, mas o estilo refinado carrega uma proposta mais minimalista que o elegante. Esse primeiro, por exemplo, faz uso de muitas linhas retas (principalmente na modelagem) e quase nada de estampas (apenas a risca de giz e listras).

O universo elegante, por outro lado, não é (não necessariamente) minimalista. Ele é apenas comedido. Esse estilo pode conter elementos mais acessíveis, como as linhas curvas, detalhados, bordados e tudo quanto é estampa clássica (poá, floral, xadrez, pied-de-poule e assim por diante). 

E aí, conseguiram entender as diferenças entre esses dois estilos? Fique à vontade para deixar qualquer dúvida que você tiver aí nos comentários. Eu demoro um pouquinho, mas respondo todo mundo 😉


Curtiu e quer ver mais conteúdos assim? Então clique aqui e não deixe de nos seguir lá no Insta da Fix para mais novidades!

2 thoughts on “Como diferenciar o estilo clássico do refinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.