Especial Black Friday PT. 1 | 7 dicas para você não cair em roubadas

A Black Friday 2020 acontecerá só no dia 27/11, mas a preparação para não cair em fraudes começa já. Segundo o Reclame Aqui, em uma matéria do site Catraca Livre, a Black friday de 2019 (mesmo antes de acabar) já operava com um índice de reclamações de 59% por parte dos consumidores. Puxado, hein?

Sendo assim, além da dica master que é monitorar os preços do item que você deseja comprar, separei para a postagem de hoje outras 7 para você não cair em roubadas durante essa temporada. 

Vem ver!

ANALISE SEU GUARDA-ROUPAS 

Lembram de quando eu falei que a cada peça nova que entra, duas velhas devem sair? Pois é, esse é um ótimo artifício para quem tem um probleminha por compulsão e precisa de um freio, pois obriga a pessoa a analisar cuidadosamente o guarda-roupas antes de se aventurar em uma nova compra. 

Analisou o guarda-roupas e viu que está cheia de peças paradas? Então faça uma limpeza, retire os itens esquecidos e organize suas peças por cor e tipo. Só assim você conseguirá ver o que tem e o que não tem e poderá decidir se precisa ou não de algo novo.

ESTUDE SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Estipule um limite de gastos para não ficar atolada em dívidas e entrar em 2021 no vermelho. Só compre se a sua situação financeira realmente permitir, pois gasto é gasto, mesmo com descontão. 

DE OLHO NA TROCA

Muitas lojas não permitem a troca das peças que são compradas durante saldões. Sendo assim, sempre se informe sobre a política de trocas da loja, isso pode te salvar de prejuízos e de estresses desnecessários.

ESTUDE A PEÇA

Às vezes nem com descontão vale a pena. 

É comum esperar a Black friday para comprar aquela roupa de precinho salgado que você tanto namora. No entanto, analisar o custo-benefício da peça é uma ação necessária mesmo quando ela está com aquele super desconto.

Não sabe como analisar isso? Então dê uma olhadinha nessa matéria aqui que eu escrevi há algumas semanas, ela vai te ajudar super!

ADQUIRA APENAS O NECESSÁRIO

Grandes descontos despertam na gente um senso de urgência que estava escondido à sete-palmos em nosso inconsciente. No entanto, quando você compra algo desnecessário, independente do desconto, você está entrando no prejuízo e não economizando. 

COMPRE EM SITES SEGUROS

Não caia no golpe dos preços muito baixos, pois lojas fraudulentas adoram usar desse artifício para enganar os consumidores menos experientes. Lembre-se sempre de pesquisar o nome do e-commerce no site do reclame aqui e de verificar o Instagram oficial da loja para procurar atividades suspeitas. 

Desconfie se encontrar alguns desses indícios no lá:

  • Muitos seguidores e zero engajamento, ou seja, fotos com poucas curtidas e nenhum comentário (dá para ver a quantidade de curtidas no Instagram via PC);
  • Loja com poucas fotos, pois foi criada recentemente (olhe a data de postagem da primeira foto do feed);
  • Comentários negativos relacionados às compras;
  • Comentários limitados ou desativados; 
  • Se a loja for muito famosa e não possuir o selo de verificação;

Achou algum desses aí de cima? Acenda a luzinha vermelha de perigo e tente achar a sua peça querida em outra loja.

USE UM CARTÃO VIRTUAL

O cartão virtual é uma forma segura de efetuar compras on-line, pois o número dele expira depois de algum tempo. Sendo assim, mesmo que o seu cartão seja clonado no momento da compra, a pessoa não conseguirá usá-lo.

Lembre-se apenas de gerar um novo número a cada término de compra, certo?

E aí pessoal? O que acharam das dicas? Fiquem atentos que tem parte 2 dessa matéria, viu? (E um passarinho me contou que vocês vão amar o tema!)


Gostou e quer ler mais? Então clique aqui e confira tudo o que já subimos para o Blog até hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.