As atitudes que você não imaginava prejudicarem a sua saúde mental

Nunca se falou tanto em saúde mental como agora! Se por um lado isso está acontecendo porque tanta gente está enfrentando momentos difíceis com a pandemia, por outro precisamos aproveitar essa hora para falar sobre o assunto. 

Para além de buscar se conhecer bem e procurar ajuda especializada se necessário, manter uma rotina que favoreça a sua saúde mental é super importante! 

No último ano, eu comecei a pesquisar mais sobre o assunto e a tentar colocar em prática algumas medidas para me ajudar a segurar as pontas enquanto não podemos voltar a algo próximo da vida normal. 

Com isso dito, quero compartilhar um pouquinho do que aprendi nesse tempo com vocês. Bora?

Acordar e ver as notificações das redes sociais

Se o seu celular é o seu despertador, talvez você passe seus primeiros minutos do dia respondendo mensagens, assistindo os stories do Instagram ou conferindo a timeline do Twitter. 

O problema desse hábito é que antes de você se cuidar nas atitudes mais básicas e se permitir perceber como acordou e quais as suas intenções para o dia que vai começar, você já está sendo influenciada pelas opiniões, decisões e demandas dos outros. 

Talvez você nem perceba, mas isso estar te fazendo começar o dia com ansiedade.

Por fim, fica a dica: aproveita que você vai mudar esse hábito e faça uma limpeza nos perfis que você acompanha nas redes sociais

Beber café demais

E por falar em ansiedade, o café pode ser um dos responsáveis por você sentir o coração acelerado e um aperto no peito sem saber bem o porquê. 

O café é uma delícia para começar o dia, dar energia e acompanhar um doce bem gostoso ou algum outro lanchinho à tarde, mas precisa de cuidado!

Afinal, um dos seus efeitos no organismo é a liberação de adrenalina, um hormônio que nos coloca em modo de fuga ou ataque. Evite o café depois das 15h e veja, também, como a qualidade do seu sono vai melhorar.

Não se permitir comer o que gosta

Viver de dieta impacta muito mais a sua saúde mental do que você imagina, sabia?

Não estou falando de priorizar alimentos saudáveis, isso não é um problema. Estou falando de nunca se permitir comer aquelas coisas que parecem um abraço, sabe? É o que chamamos de comfort food.

Afinal, quando você deixa de comer tudo o que gosta por medo de engordar, você deixa de aproveitar o aspecto cultural dos alimentos. 

Às vezes, a gente precisa se sentir cuidada, revisitar uma memória gostosa ou de uma forcinha para atravessar um dia difícil. A comida também faz parte disso. 

Sem falar que, de tanto dizer não para os alimentos que você gosta, eles provavelmente ocupam muito espaço na sua cabeça, né? 

Olha, acho que não faz bem para a saúde mental ficar pensando demais na própria aparência ou em deixar de comer determinada coisa. Se permitir um pouquinho é também ter amor próprio! 

Espero que esse post tenha te ajudado a repensar alguns hábitos e te dê um empurrãozinho na direção de uma vida um pouco mais leve! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.