Especial Cartela de Cores | Outono Suave

degradê marrom

Se imagine em um dia de Outono (não no Brasil, mas num lugar em que as estações são bem demarcadas). O céu possui um brilho dourado, suave e quente, a paisagem possui cores terrosas e o chão está repleto de folhas laranjas, olivas e marrons. Imaginou? Então fica juntinho de mim que chegou a hora de mais um guia prático do nosso especial cartela de cores.

Características das pessoas de Outono Suave

As pessoas da paleta de Outono possuem em geral uma pele de fundo amarelado e mais opaca. Os fios dos cabelos, quando expostos ao sol, possuem um brilho dourado ou acobreado e nos olhos, podemos observar nuances mais quentes dando cor à íris. A única diferença é que na cartela suave preponderam as pessoas de contraste baixo-claro (brancas), baixo-escuro (negras) e médio, ou seja, as belezas que possuem tons de pele, olhos e cabelos com profundidade aproximada.

+ Você sabe qual o seu nível de contraste pessoal?

Embora esse não seja o único indício, outra característica que “denuncia” as pessoas de Outono Suave é a presença de sardinhas de cor ferrugem no rosto, pescoço e colo. Portanto, se você possui essas adoráveis marquinhas, há grandes chances da sua pele se harmonizar melhor com tons mais amarelados.

Característica das cores de Outono Suave

Muitas pessoas pensam que essa paleta é dominada por cores opacas, esmaecidas e terrosas, mas não é verdade. Ela possui também cores vivas e alegres, já que a temperatura quente é uma característica muito importante por aqui. Como o nome mesmo diz, a cartela Outono Suave, possui como elementos principais a temperatura e intensidade. O elemento profundidade, que nessa cartela é intermediária (cores nem muito claras e nem muito escuras), aparece aí apenas como terceira característica, ou seja, dá pra ousar sem desarmonizar sua imagem pessoal. 

Tons quentes e suaves deixarão as pessoas de Outono Suave ainda mais belas.
foto por: Ilana Berenholc Studio

Outra característica dessa cartela, curiosamente também presente na de Verão Suave, é a ausência do branco e do preto. Por serem cores puras elas se tornam vibrantes demais para a beleza mais “calma” das pessoas de Outono Suave. Por isso, no lugar do preto você encontrará os tons mais escuros de cinza e marrom, e no lugar do branco teremos o off-white, aquele tom mais amarelado que fica perfeito em peles de subtom quente.

Elementos de compensação

Mas Maíra, e se eu quiser utilizar uma peça de cor fria ou intensa, tá proibido?

Não mesmo. É só compensar que vai ficar legal no fim das contas. Quer se aventurar em uma cor fria? Siga então os outros elementos da cartela (profundidade e intensidade) e escolha uma cor fria, opaca e de profundidade intermediária (nem clara, nem escura demais), e assim vai. O que eu aconselho é evitar a maquiagem com cores que não te valorizam, pois, nesse caso aí, não há compensação. Por esse motivo, escolha o tom correto de base e dê preferência para sombras, batons e bronze sem cintilância.

Pra fechar com chave de ouro, dá só uma olhadinha nas inspirações de looks lindos montados com as cores dessa cartela:

Gostou do nosso guia? Então fiquem ligados que no decorrer da semana ainda falaremos sobre as cartelas de Outono Quente e Outono Escuro.


Ainda não sabe qual é a sua Cartela de Cores? Corre aqui e agende já um horário com a gente!

One thought on “Especial Cartela de Cores | Outono Suave

  1. Kerciely Martins says:

    Nossa, achei essas dicas muito legais . Me incomoda o fato do meu cabelo, minha pele e meus olhos terem cores parecidas. Tudo muito marrom claro. Percebi que vestir branco e preto demais só ofusca minhas características!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *