degradê marrom

Especial Cartela de Cores | Outono Suave


Se imagine em um dia típico de outono fora do Brasil, num lugar em que as estações são bem demarcadas. O céu possui um brilho dourado, suave e caloroso, a paisagem possui cores terrosas e o chão está repleto de folhas de tons laranja, oliva e marrom.

Imaginou? Então fica com essa imagem na cabeça pois ela será primordial para que você entenda as principais características dessa paleta.

CARACTERÍSTICAS DAS BELEZAS DE OUTONO SUAVE

As belezas de outono possuem, em geral, uma pele de fundo amarelado e mais opaca. Os fios dos cabelos, quando expostos ao sol, possuem um brilho dourado ou acobreado e nos olhos, podemos observar nuances mais quentes dando cor à íris. A única diferença é que na cartela suave preponderam as pessoas de contraste baixo, médio e médio/alto.

+ Você sabe qual o seu nível de contraste pessoal?

Outra característica que “denuncia” as pessoas de outono (e que pode aparecer nas belezas de primavera também) é a presença de sardinhas de cor ferrugem no rosto, pescoço e colo. Portanto, se você possui essas adoráveis marquinhas, há grandes chances da sua pele se harmonizar com tons mais quentes.

(ERRATA DO AMOR)

Uma coisa que eu nunca mencionei nos outros especiais de cartelas e que abre espaço para mal-entendidos é que as características definidas para cada Paleta NÃO SÃO REGRAS ABSOLUTAS. Existem sim mulheres de pele morena, negra-clara, de cabelos escuros, ruivos ou louros que podem se encaixar na cartela Outono Suave.

O teste de cores varia MUITO, meninas. Demais da conta. Nos três anos que pude acompanhar esse processo eu já me surpreendi com muitos resultados. Já vi mulheres de pele branquíssima e cabelos escuríssimos que, na primeira batida de olho pensei se tratarem de belezas típicas de inverno, se iluminarem todas com os tecidos de verão e ficarem super apagadas com os tecidos invernais. É uma loucura, né? Mas acontece, pois cada pele reage de forma diferente ao teste de cores.

Por isso eu peço desculpas pela generalização que fiz e aproveito para repetir mais uma vez que os exemplos que trago no tópico de características se tratam das belezas MAIS RECORRENTES em cada cartela. Apenas isso.

É importante lembrar também que os meus guias não substituem um teste de cores presencial. Eu coloco esses exemplos apenas para ilustrar e dar um norte para vocês, mas é impossível precisar quem é o quê sem o teste. Ou seja, pode acontecer de você se enxergar nessa cartela e sua paleta real ser totalmente diferente dessa e vice-versa.

Vou colocar esse adendo em todos os guias que fiz, pois não quero ninguém se sentindo de fora ou recebendo informação pelas metades, viu?

CARACTERÍSTICAS DAS CORES DE OUTONO SUAVE

Muitas pessoas pensam que essa paleta é dominada por cores opacas, esmaecidas e terrosas, mas não é verdade. Ela também possui cores vivas e alegres, já que a temperatura quente é uma característica muito importante por aqui.

Como o nome mesmo diz, a cartela Outono Suave possui como elementos principais a temperatura e intensidade. O elemento profundidade, que nessa cartela é intermediária (cores nem muito claras e nem muito escuras), aparece somente como terceira característica, ou seja, dá pra ousar em cores bem claras ou bem escuras sem que isso afete sua imagem pessoal. 

Tons quentes e suaves deixarão as pessoas de Outono Suave ainda mais belas.
foto por: Ilana Berenholc Studio

Outra característica marcante dessa cartela é a ausência do branco e do preto. Por serem cores puras, elas se tornam vibrantes demais para a beleza mais “calma” das pessoas de Outono Suave. Por isso, use no lugar do preto os tons mais escuros de cinza e marrom presentes na sua cartela, e no lugar do branco aposte no off-white, um tom bem clarinho e amarelado que fica perfeito em peles suaves e de subtom quente.

ELEMENTOS DE COMPENSAÇÃO

Mas Maíra, e se eu quiser utilizar uma peça de cor fria ou intensa, tá proibido?

Não mesmo. É só compensar que vai ficar legal no fim das contas. Quer se aventurar em uma cor fria? Siga então os outros elementos da cartela (profundidade e intensidade) e escolha uma cor fria, opaca e de profundidade intermediária. O que eu aconselho evitar é o uso de maquiagem com cores que não te valorizam pois, nesse caso aí, não há compensação que equilibre. Assim sendo, escolha o tom correto de base e dê preferência para sombras, batons e bronze quentes e sem cintilância.

Pra fechar com chave de ouro, dê só uma olhadinha nas inspirações de looks lindos montados com as cores dessa cartela que separei para você:

Também fiz uma seleção de quatro peças básicas cujas cores respeitam as principais características da sua cartela. Basta clicar em cima do item que você mais gostou para ser redirecionada até o e-commerce da Amaro ou da C&A:

Gostou e quer saber mais sobre as cartelas de verão? Também fizemos um guia prático das cartelas de Outono Escuro e Outono Quente.


Ainda não sabe qual é a sua Cartela de Cores e quer muito descobrir? Clique aqui e agende já o seu teste de Coloração Pessoal. Também não se esqueça de nos seguir lá no Insta da Fix para ficar por dentro de todas as novidades que estão por vir.

18 thoughts on “Especial Cartela de Cores | Outono Suave

  1. Kerciely Martins says:

    Nossa, achei essas dicas muito legais . Me incomoda o fato do meu cabelo, minha pele e meus olhos terem cores parecidas. Tudo muito marrom claro. Percebi que vestir branco e preto demais só ofusca minhas características!

    • Poliana Bittencourt says:

      Oi Kerciely, que bom que gostou 🙂
      As cores do Outono são maravilhosas, muito versáteis e sofisticadas.
      Que vem dessa característica profunda e de médio contraste.

  2. miriam fernandez bonfiglio says:

    achei lindos estes looks. Onde encel. encontro roupas, acessorios com a cores desta cartela.Sou outono suave e praticamente não tenho nada nestes tons lndos.

    • Poliana Bittencourt says:

      Oi Miriam, tudo bem?
      Se vc for de BH, pode agendar um Guide Shop com a gente que temos muitas opções na sua cartela.
      Se não for, da uma olhadinha na parte do “self shop”em nosso site.
      =*

  3. Pingback: Especial Cartela de Cores | Outono Quente - Fixbitt

  4. Pingback: Especial Cartela de Cores | Outono Escuro - Fixbitt

  5. Pingback: Especial Cartela de Cores | 24 inspirações de looks para as paletas de Outono - Fixbitt

  6. Thais says:

    Oiii eu fiz minha consultoria a pouco tempo e descobri que sou outono suave as características que colocou ali sou eu inteira rsrs antes ficava brava com o dourado no fundo do meu cabelo mas agora que li o que escreveu faz total sentido. Parabéns pelo conteúdo.

  7. Raíssa says:

    Amg, acredito que vc tenha se equivocado, porque outras consultoras e outros sites sempre dizem que Lily Collins é da cartela de Inverno brilhante

    • Maíra Gea says:

      Ei Raíssa, tudo bem? A Lily Collins realmente se encaixa bem no estereótipo das belezas de inverno, que é aquele da mulher de pele clara com cabelo bem escuro. No entanto, só dá para ter essa certeza através do teste de cores. Eu coloquei ela como exemplo de belezas que se encaixam na paleta Outono Suave pois ela segura muito bem tons quentíssimos e terrosos como caramelo e oliva nos tapetes vermelhos que ela frequenta, mas eu também não tenho essa certeza de que ela é Outono Suave, sabe? É complicado ter essa certeza só pelo olhômetro.

      No fim das contas, todas essas famosas que eu e as outras consultoras citamos como exemplos são chutes. Sem o teste não dá para ter certeza.

  8. Pingback: Dicas de Makes para as cartelas de Outono - Fixbitt

  9. Pingback: 5 cores premium para as cartelas de Outono - Fixbitt

  10. Pingback: 4 combinações de cores para as cartelas de Outono - Fixbitt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.